População friburguense precisa contribuir para a diminuição do número de pombos

quarta-feira, 07 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Na edição de ontem este jornal veiculou matéria da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Nova Friburgo sobre os problemas causados à saúde humana devido à grande quantidade de pombos na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde essas aves transmitem zooneses. Adaptaram-se ao meio ambiente urbano e são alimentados pelas pessoas, o que facilita sua reprodução, sem que haja predador natural ou controle.

E este é o perigo. Por isso a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a não alimentar essas aves, a fim de evitar sua proliferação. Mas—como foi citado na matéria de ontem—de nada adianta o trabalho de limpeza e informação por parte das autoridades sanitárias se a comunidade não se conscientizar para esse assunto.

A orientação é não deixar e nem jogar restos de comida ao ar livre para que essas aves não se alimentem e mantenham seus ninhos com mais facilidade. Mas ainda não é o que se pode presenciar pela cidade. No mesmo dia em que este jornal divulgava a reportagem da Secretaria de Saúde, em plena Avenida Alberto Braune os pombos disputavam comida numa vasilha do lado oposto à sede da Prefeitura.

Ao que tudo indica o alimento havia sido colocado ali para alimentação dos cães, aliás, uma prática no local. Mas é bom que essas pessoas—imbuídas de boa intenção, diga-se de passagem—saibam separar o joio do trigo, e não sejam responsáveis por colaborar, de forma paralela, para o aumento do número de pombos já tão grande na cidade. Todo cuidado é pouco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade