Secretaria Municipal de Cultura começa as comemorações da Semana Villa-Lobo

quarta-feira, 07 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Secretaria Municipal de Cultura começa as comemorações da Semana Villa-Lobo
Secretaria Municipal de Cultura começa as comemorações da Semana Villa-Lobo

(Secom) Na noite de sábado, 3 de março, os que estiveram na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Nova Friburgo, viveram momentos de encanto, emoção e arte. A Banda Euterpe Friburguense apresentou-se juntamente com o cantor lírico Martin Fernandez, por cerca de uma hora, para um público formado não só pelos amantes da música erudita, mas também pelos que passavam pela praça e paravam por não resistirem aos perfeitos e sedutores acordes da Euterpe Friburguense, que comemora 150 anos em 2013.

O evento, que é uma realização da Prefeitura de Nova Friburgo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e que tem como secretário o jornalista e escritor David Massena, abriu as comemorações da “Semana Villa-Lobos”. O concerto contou com a apresentação de três números do compositor Heitor Villa-Lobos, assim como outras músicas clássicas, como óperas, todas executadas pelos 40 músicos da Euterpe Friburguense, coordenadas pelo maestro Nelson José da Silva Neto. A apresentação foi iniciada com o Hino do Centenário de Nova Friburgo.

Para Mário Bastos, o Marinho, da Secretaria Municipal de Cultura e coordenador do Projeto Banda na Praça, o evento é muito importante porque além de marcar o início das comemorações pelo nascimento de Villa-Lobos, constitui-se em um fato histórico. “Estamos em uma praça que tem quase 200 anos, juntamente com a Euterpe Friburguense, que é uma das instituições mais tradicionais do Brasil”, destacou Marinho.

Desde o ano de 2009, explicou Marinho, por meio de um decreto presidencial, foi instituído o Dia da Música Clássica, comemorado no dia 5 de março, data do nascimento de Villa-Lobos. Em Nova Friburgo, as comemorações não se resumem ao dia 5 de março e seguem por toda a semana, com eventos variados (veja a programação), todos de graça, até sábado, 10 de março, com o encerramento do evento.

A música é capaz de realizações incríveis e impensadas na vida das pessoas. A prova disso é Aparecida Brandino, que assistia ao concerto na noite deste sábado. Ela contou que há cerca de um ano e meio sofria de uma depressão muito séria. Indicada por uma amiga, para ajudar no tratamento, se inscreveu no coral da Euterpe. “Me curei da depressão cantando, e, além disso, eu e o professor do coral nos apaixonamos. Estamos namorando e vamos nos casar em maio deste ano”, comemora Aparecida, que nem de longe lembra uma pessoa que teve um problema de saúde tão sério e foi curada pela música e pelo amor. Por isso, pode parecer frase feita, mas é a mais pura verdade, diz Aparecida “quem canta os males espanta”.

A Euterpe Friburguense, que faz parte da Sociedade Musical Friburguense, fundada em 26 de fevereiro de 1863, é a banda civil mais antiga em atividade no Brasil. Possui uma escola de música aberta a todos os cidadãos e também o coral, com ensaios sempre às terças-feiras, na sede da banda, que fica na Avenida Euterpe Friburguense 53, telefone 2521-1085, sempre a partir das 14 horas.

 

Villa-Lobos realizou seu primeiro Concerto em Nova Friburgo, no ano de 1915

Uma das datas mais importantes da cultura friburguense é 29 de janeiro de 1915. Nesta data foi realizado o primeiro concerto de Heitor Villa-Lobos, no extinto Teatro Dona Eugênia, que ficava na Rua General Câmara, atual Rua Augusto Spinelli, sendo sua estreia como compositor.

Naquela noite, ao lado de sua esposa, a pianista Lucilia, e do flautista Agenor Bens, Heitor Villa-Lobos, ao violoncelo, apresentou composições suas e de grandes mestres da música internacional. O concerto fez tanto sucesso que motivou outro logo depois, no dia 2 de fevereiro, desta vez no extinto Cinema Odeon, que ficava na Praça 15 de Novembro, atual Praça Getúlio Vargas, esquina com a Rua General Pedra, atual Rua Farinha Filho.

Dias depois, ainda em Nova Friburgo, Heitor Villa-Lobos viria a compor e executar sua primeira peça para quarteto de cordas. A audição foi na residência do maestro Homero de Sá Barreto, na Rua General Osório 88. Participou do encontro, entre outros, os consagrados maestros Artur Eugênio Sttutz e Sérvio Lago.

Vale destacar que Villa-Lobos era um defensor apaixonado da música e cultura popular brasileira, um grande maestro carioca, que não tinha vergonha de ser brasileiro, pelo contrário, em suas músicas havia quase sempre elementos folclóricos e populares característicos do seu país de origem.

 

Programação 

07/03 – Quarta-feira

19h – Mostra de Cinema

Exibição do Filme “Villa-Lobos uma história de paixão”

Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo—Cineclube do Barão

 

08/03 – Quinta-feira

10h – Oficina de Cordas dedilhadas

“O Violão de Villa-Lobos”

Professor Paulo Newton

20h - Alunos—os participantes deverão levar os instrumentos

Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo

 

09/03 – Sexta-feira

10h – Oficina de Violinos

Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo

 

10/03 – Sábado

18h – Banda na Praça com a S.M.B. Campesina Friburguense

Praça Getúlio Vargas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade