Com o fim do horário de verão no domingo, 26, muita gente está preocupada com o aumento da conta de luz. Porém, com hábitos simples, é possível reduzir os gastos com energia em até 55%. Com as noites chegando mais cedo, não dá para relaxar e acender todas as luzes da casa, pois logo irá sentir os efeitos no bolso.
Deixar de usar o freezer para usar geladeira duplex, trocar lâmpadas incandescentes de 100 watts por florescentes, trocar o monitor de 14 polegadas pelo de 12 no computador e reduzir o uso do secador de roupa já amenizam significativamente o consumo de energia. Evitar deixar aparelhos no modo de espera, banhos demorados e ambientes iluminados sem necessidade também fazem a diferença no orçamento.
O horário de verão resultou na redução do consumo de energia em 4,6% no Sudeste, Sul e Centro-Oeste juntos. Na prática significa que muitos lares deixaram de ligar as lâmpadas até tarde ou consumidores evitaram tomar banhos demorados no horário de pico (entre 17h e 22h).
DICAS PARA ALIVIAR O ORÇAMENTO
l Evite deixar aparelhos no modo espera. O modo “descanso/standby” consome de 15% a 30% de energia.
l Modelos de monitor mais novos com o selo de economia de energia ou com menos polegadas são melhores opções.
l Ao abrir a geladeira, retire todos os ingredientes que for usar de uma só vez.
l Geladeira cercada por paredes ou perto do fogão tem esforço maior para conservar a temperatura interna.
l O ar-condicionado é um dos grandes responsáveis pela conta de energia elevada. Busque alternativas, como ventiladores.
l Para quem tem casa com piscina e precisa ligar a bomba para puxar a água, cabe avaliar quantas vezes encherá a piscina numa semana. Cada vez que liga a bomba, o consumo sobe.
l Máquina de cortar grama e bomba de água para molhar jardim têm consumos elevados; há alternativa de máquinas manuais e sem uso de energia.
l Evite ligar e desligar várias vezes o ferro de passar roupa. Passe todas as roupas de uma só vez.
l Televisão ligada até tarde é uma vilã da economia doméstica.
Deixe o seu comentário