Centro de Arte inaugura exposição do acervo do Nova Friburgo Country Clube

terça-feira, 06 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Centro de Arte inaugura exposição do  acervo do Nova Friburgo Country Clube
Centro de Arte inaugura exposição do acervo do Nova Friburgo Country Clube

Juliana Scarini

Foi inaugurada na sexta, 2, a exposição do Acervo do Nova Friburgo Country Clube no Centro de Arte. Com 23 pinturas, 15 fotos e 8 esculturas, a exposição retrata diferentes olhares sobre o clube que já faz parte da história da cidade há 57 anos. Em 2009, quando Chico Figueiredo assumiu a direção do Centro de Arte, lembrou do importante acervo do Nova Friburgo Country Clube, um dos maiores do município, organizado pelo então vice-presidente cultural, Júlio Cesar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, durante seu mandato de 12 anos (1994 a 2005).

De acordo com Chico Figueiredo, este é um acervo muito rico e com grande diversidade de artistas. “Um acervo desse tamanho e dessa importância não pode ficar parado e deixado de lado. A obra de arte só passa a ser obra de arte quando contemplada”, destacou Chico, lembrando que o objetivo dessa exposição é democratizar o acervo, para que um número maior de pessoas vejam e reconheçam que Nova Friburgo tem uma história para mostrar.

O responsável pela triagem das obras expostas no Centro de Arte foi o coordenador de Patrimônio Material e Imaterial da Secretaria de Cultura, Luiz Fernando Dutra Folly, que também é curador do patrimônio histórico do Country Clube. “É a primeira vez que esse acervo ocupa todo o Centro de Arte e isso se torna muito importante para a população ver e conhecer esses quadros. O Country estava com todo esse material guardado e a nossa ideia foi aproximar o Clube da população”, ponderou Luiz Fernando.

Todo esse trabalho que, hoje, pode ser admirado pela população teve total apoio do presidente do Nova Friburgo Country Clube, Antônio Baptista Filho, que destacou a importância da vocação do Clube que é particular, mas, tem uma missão pública já que, há anos, permite a visitação do espaço.

A exposição contém quadros raros, como, por exemplo, dos artistas Amorelli e José Coelho, que registraram o clube. Quem também esteve presente na abertura do evento foi o novo secretário de Cultura, David Massena. Para ele, essa exposição não poderia estar em outro local, a não ser o Centro de Arte, que completou 50 anos recentemente. “Essa exposição faz parte do processo de acessibilidade à cultura. A iniciativa privada vinda do Nova Friburgo Country Clube vem para pontuar e enriquecer a cultura do município.”

Em cartaz até 28 de março, os visitantes vão conferir o trabalho de José Coelho, Márcia Ferreira, C. Vasquez, Anna Brust, Maria Campos, Amorelli, Thirs Filhagossa, Hans Etz, M. Gella, Celso Oliveira, Thompson Muniz, Gilda Rincón, C. Kroschinsky, Lígia Vero Fich, Celso Oliveira, Miriam Etz, Alberto Motta e Moisés Barreto, além das fotografias de Ernesto Victor Hamelmann, Rony Silveira, Décio Brian, Regina Lo Bianco, Paulo Henrique de Carvalho, Daniel Marcus, Roney Silveira, Oswaldo Enoc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade