Campanha da Fraternidade será aberta neste domingo

segunda-feira, 05 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo promove a abertura oficial da Campanha da Fraternidade neste domingo, 4, a partir das 10h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A programação prevê concentração e abertura, seguida de louvor, palestras, oração, momento da família e presença confirmada da Cruz Vermelha com atendimentos médicos, como medição de pressão, teste de glicose, entre outros. Mais tarde, às 16h, haverá caminhada, seguida de missa campal, às 17h, presidida pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Matoso e concelebrada pelos sacerdotes do Vicariato Sede.

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA – A Campanha da Fraternidade 2012 aborda o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo. 38,8)”. O objetivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é ajudar a construir novas relações, apontando princípios de justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos e abrindo caminhos de solidariedade. A vida em fraternidade, para os católicos, é expressão do evangelho e testemunha a condição humana de filhos e filhas de Deus. A fraternidade e a solidariedade suscitam uma sociedade em que todos se sintam como família, em paz, harmonia e segurança.

Já a Quaresma é o tempo considerado propício para a conversão. No entanto, esta não se limita ao tempo da Quaresma, mas deve produzir frutos que a testemunhem e que permaneçam para a vida eterna. A CF 2012 pretende contribuir para a vivência do espírito da Quaresma, promovendo a conversão da pessoa em todas as suas dimensões: pessoal, comunitária e social.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE – Na quarta-feira de cinzas, dia 22 passado, a CNBB abriu oficialmente a CF 2012, com o tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirada do livro do Eclesiástico. Este período de reflexão foi saudado pelo Papa Bento XVI: “Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na campanha Fraternidade e Saúde Pública”.

A CF-2012 tem como objetivo geral refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde. O texto-base explica que, com esta Campanha da Fraternidade, a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade”.

Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades católicas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas. A Campanha se sucede durante todo o período da Quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado ressuscitado”.

Paróquia Imaculada Conceição

tem painéis com temas da CF

Os paroquianos da Imaculada Conceição, na Avenida Governador Roberto Silveira, no Jardim Ouro Preto, embalados pela CF 2012, estão promovendo painéis desde o dia 26 de fevereiro passado, no salão social da paróquia. O primeiro painel abordou o tema “Saúde, dom de Deus e conquista humana”, com a pergunta “Que atitudes responsáveis todos nós podemos ter para uma vida mais saudável?”.

Neste domingo, 4, às 10h, será apresentado o painel “Saúde e educação alimentar”, com a pergunta “Que importância tem os alimentos na qualidade de vida das pessoas?”.

O programa dos painéis continua no próximo dia 18, domingo, às 9h30, abordando o tema “Saúde, direito de todos” e a pergunta “Qual a responsabilidade da saúde pública para uma maior qualidade de vida?”. No dia 24, sábado, às 17h, o tema escolhido é “Saúde e Evangelização” e a pergunta “Como são realizados em nossa paróquia os trabalhos pastorais de cuidado com a saúde e o atendimento aos mais necessitados?”.

Os painéis da Paróquia Imaculada Conceição serão encerrados no 31, sábado, às 17h, e o tema a ser abordado é o lema da CF, “Que a saúde se difunda sobre a Terra”, e a pergunta “Quais os frutos que a CF poderá produzir em nossa comunidade?”.

No dia seguinte será o Domingo de Ramos, quando os padres Joseleitos de Cristo, responsáveis pela paróquia, reúnem os fiéis para as solenidades que iniciam a Semana Santa, que marca a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade