Amine Silvares
Na Granja Spinelli, grandes barreiras estão por todo o bairro e continuam sem nenhum tipo de contenção, apresentando um grande risco a moradores, transeuntes e motoristas. Os moradores tentam improvisar da forma que podem, estendendo lonas para tentar evitar a infiltração de água na terra, mas as medidas são insuficientes para garantir a segurança. A comunidade está em alerta, já que muitas famílias foram avisadas que terão de sair de suas casas. O grande problema é que a maioria não tem para onde ir.
O acesso ao bairro está em péssimas condições. Os buracos tomaram conta das vias, que em diversos pontos estão estreitadas por grandes quantidades de lama. A inclinação dos barrancos em diversos pontos é o suficiente para deixar motoristas alarmados. Uma parte da terra retirada foi usada para criar uma espécie de obstáculo entre a estrada e o precipício. O lixo é facilmente encontrado em grande quantidade nos acostamentos. São móveis, lixo residencial e entulhos que se acumulam.
Nos últimos anos a população do bairro cresceu, mas a infraestrutura a que ela tem acesso é insuficiente para atender as necessidades. A quantidade de ônibus é pouca e, quando chove, os moradores ficam sem o serviço. “Tive que ir a pé até o Centro um dia desses, pois não tinha ônibus. Como fazer isso com duas pessoas doentes em casa?”, reclamou Angélica Herdy.
Serviços básicos são alvo de constantes reclamações dos moradores. O fornecimento de água, de acordo com Nadir dos Reis, é inexistente em várias casas e é preciso buscá-la em baldes. “Chegamos a ficar quatro meses sem água há bem pouco tempo atrás”, comentou Nadir. Ela ainda conta que quando chove a telefonia para de funcionar. O único serviço elogiado é a coleta de lixo, mas que também não pode chegar ao bairro quando chove.
Águas de Nova Friburgo esclarece situação da Granja
Sobre as reclamações de moradores da Granja Spinelli, a assessoria de
comunicação da Águas de Nova Friburgo enviou à redação a seguinte nota oficial:
“Em relação ao fornecimento de água no bairro Granja Spinelli, a Águas de Nova Friburgo informa existir redes distribuidoras de água nas Ruas Manoel Frossard e Maurílio Mendes Silva. Também nas ruas Lindolfo Godinho e Sabina Abreu Aguilera já existe rede de água disponível, entretanto, não há solicitações de ligação de água por parte dos moradores da localidade, pois os mesmos fazem uso de fontes alternativas, como nascentes e poços. Sobre os investimentos a serem realizados para implantação de novas redes de distribuição de água no bairro, a concessionária esclarece que, para o ano de 2012, está prevista a implantação de 250 metros de rede para atender a aproximadamente 30 unidades.”
Deixe o seu comentário