Instalação do sistema de esgotamento sanitário para, mas serviço é retomado por concessionária
A concessionária Águas de Nova Friburgo vem trabalhando nas obras de implementação do sistema de esgotamento sanitário do centro da cidade. Além da construção da estação de tratamento de esgotos (ETE) do Centro, no Vale do Sol, uma empreiteira contratada pela concessionária trabalha na instalação da tubulação de coleta de esgoto ao longo do Rio Bengalas com um efetivo de cerca de 40 homens.
No entanto, causou estranheza a muitas pessoas que circularam às margens do Rio Bengalas, no Centro, nos últimos dias, período sem chuva e de nível baixo das águas, perceber materiais acumulados nestas margens, sem movimento de trabalhadores, e até tubos caídos e grandes pedras no leito do rio, fato constatado nas avenidas Comte Bittencourt e José Ruiz Boléa. Nesse trecho também havia algumas estacas de madeira, que seguravam os tubos ali depositados, quebradas, o que pode ter facilitado quedas desse material.
INTERRUPÇÃO DO SERVIÇO - De acordo com a Águas de Nova Friburgo, a coleta dos esgotos através dos interceptores é uma solução já consagrada em diversos municípios do Brasil e do exterior e caracteriza uma forma rápida e eficiente de solucionar a questão do lançamento de esgoto não tratado na bacia do Rio Bengalas.
Ainda segundo a concessionária, a instalação dos interceptores é feita às margens do rio com auxílio de equipamentos como geradores e escavadeiras hidráulicas. Durante o início do ano, devido ao elevado nível do Rio Bengalas, não foi possível utilizar este maquinário, o que acabou por dificultar o andamento das obras. No entanto, agora com o nível do rio normalizado novamente, já é possível encontrar funcionários trabalhando na instalação dessa tubulação na Avenida Engenheiro Hans Gaiser, na altura do bairro Duas Pedras.
ETE CENTRO – A nota da Águas de Nova Friburgo cita ainda que a construção da ETE Centro, dimensionada para tratar 40% de todo o esgoto gerado no município, também está a todo vapor. A fase de concretagem dos tanques que receberão os efluentes sanitários já está concluída e a impermeabilização dos mesmos deverá ser feita na próxima semana.
A ETE Centro entrará em operação ainda este ano e irá beneficiar 12 bairros do município: Vilage, Vila Nova, Vila Amélia, Tingly, Braunes, Bairro Suíço, Lagoinha, Chácara do Paraíso, Bom Jesus, Duas Pedras, parte do Cordoeira e parte do Centro.
Deixe o seu comentário