Dicas para curtir a folia com segurança e se prevenir contra acidentes e furtos

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Com a chegada do carnaval aumentam os registros de acidentes, roubos e furtos devido ao intenso fluxo de veículos nas estradas e à aglomeração de pessoas nas ruas. Por conta disso, é preciso observar algumas recomendações.

Antes de viajar, se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender as luzes externas da casa à noite. Também é importante deixar telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo e pedir alguém de confiança para recolher correspondências. Em condomínios fechados ou edifícios não se deve deixar as chaves na portaria.

Para quem vai pegar a estrada a principal recomendação é estar em dia com a manutenção do carro e fazer uma checagem completa de peças e equipamentos como pneus, estepe, setas, lanternas, faróis, luzes, amortecedores, pastilhas de freio, velas e embreagem, entre outros itens.

A atenção ao dirigir é outra recomendação para viajar com segurança. Quem dirige cansado ou com sono coloca em risco a própria vida e a do outro. Assim, é importante dormir bem antes de viajar, evitar dirigir à noite e descansar pelo menos 15 minutos a cada duas horas. Outras recomendações fundamentais são: preferir alimentos leves, não tomar remédios que afetam os sentidos, como antialérgicos e descongestionantes, não ingerir estimulantes e evitar viajar sozinho.

Locais mal-iluminados devem ser evitados

Evite andar por ruas, calçadões e praças mal-iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos marginais para atacar suas vítimas. Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações. Não peça ajuda ou informações para estranhos. Em caso de assalto, não reaja e procure manter-se calmo.

Neste período também é bom evitar lojas cheias. Isso vale também para idas ao banco. Ao pegar ônibus com poucos passageiros, procure ficar próximo ao motorista ou ao cobrador. Outro cuidado importante é não deixar a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem a devida vigilância além de não se descuidar das bagagens de mão.

Quem estiver acompanhado com crianças deve ter atenção redobrada. Isso porque os pequenos costumam ficar impacientes enquanto esperam e a qualquer descuido do responsável podem se perder nesses dias de maior tumulto. Por isso é fundamental colocar pulseirinhas de identificação com o nome completo da criança e telefone de contato do responsável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade