Flávia Namen
“As grandes conquistas da humanidade”—este é o enredo que o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Bola Branca levará para a avenida neste carnaval. A agremiação, segunda a desfilar no sábado, promete encantar o público ao mostrar a evolução do mundo através dos avanços da ciência, tecnologia e comunicação. Os trabalhos no barracão estão em ritmo acelerado para que a passagem dos 350 componentes do bloco seja marcada pelo brilho, colorido e vibração. “Tivemos que driblar muitas dificuldades e estamos correndo contra o tempo para que tudo saia perfeito”, destaca o presidente do bloco, Júlio César Boy.
O atraso na liberação da subvenção da Prefeitura e a demora na retirada de uma barreira que obstruía dois carros alegóricos do bloco desde a catástrofe de 2011 foram alguns dos problemas enfrentados pela equipe do Bola Branca, como relata Júlio. “Há três meses estava pedindo uma máquina para limpar a área, mas só no dia 6, às vésperas do desfile, a Secretaria de Serviços Públicos fez o serviço. Sem contar a demora para a liberação da verba devido ao excesso de burocracia e desencontro de informações. Entregamos tudo dentro do prazo e ainda disseram que o dinheiro não foi liberado antes porque as escolas e blocos atrasaram a documentação. Isso não ocorreu. Na verdade, tive que batalhar muito para conseguir o apoio da Prefeitura neste carnaval”, desabafa Júlio, que também é presidente da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf).
Dificuldades à parte, a comissão de carnaval do bloco vem trabalhando duro para fazer um bonito desfile, cujo custo total está orçado em R$ 40 mil. Coordenada pela carnavalesca Esmeredith Mendes, a equipe está se desdobrando para que tudo saia no capricho. Integram o grupo as alunas da Escola Municipal Padre Rafael, supervisionadas por Sônia Regina Magalhães e pela diretora cultural do bloco, Márcia Malaquias. As fantasias mais baratas custam em média R$ 30, mas há peças gratuitas para pessoas de baixa renda da comunidade.
Homenagem às mulheres, surpresas e muitos destaques no desfile
A abertura do desfile reserva algumas novidades que estão sendo mantidas em segredo. “A comissão de frente virá com cinco integrantes que prestarão uma homenagem às mulheres e destacarão o aumento da participação feminina na sociedade. Estamos preparando algumas surpresas para o público”, revela Esmeredith. No carro abre-alas, a jovem Juliana Motta virá representando o céu, a terra e o fogo. Outros destaques especiais do desfile serão Júlia Braz, representando o DNA do bloco, e Natália Combat, que virá de aeromoça, além de outras presenças que causarão impacto e que estão sendo guardadas em segredo.
Outra atração promete ser a ala infantil, que virá com 15 integrantes e trará Carla Magalhães como destaque mirim, representando as professoras do futuro. A bateria nota 10, com 61 componentes sob o comando de mestre Vandinho, da rainha Nina e da porta-estandarte Nana, promete levantar o público na avenida.
Fundado em fevereiro de 1978, o Bloco Bola Branca é um dos mais tradicionais de Nova Friburgo e suas cores são o preto, o branco, o azul e o rosa. A agremiação, que tem como atual vice-presidente Marco Antônio Gripp, possui uma legião de torcedores e costuma contagiar o público em seus desfiles. Com sede na Rua Eugênio Nideck 148, Catarcione, o bloco conquistou o título de campeão duas vezes: em 1978 e 1992; em 2010, foi o 2º colocado no desfile. A expectativa para este ano é resgatar a alegria dos friburguenses. “Estamos confiantes de que teremos um desfile cheio de empolgação e conseguiremos trazer de volta a animação dos anos anteriores. Não podemos deixar o carnaval de Friburgo acabar e estamos trabalhando para isso”, conclui Júlio.
Confira o samba do Bloco
Compositor: Paulinho Guaraná. Intérpretes: Paulinho Guaraná, Leonardo, Elivelton, Molejão, Sapo, Jefinho e Glaucius. Cavaquinistas: Marlon e Pablo
Iluminei meu caminhar
Com a chama da felicidade
Mistérios, segredos vou revelar
As conquistas da humanidade
O fogo aquece, ilumina a multidão
Surge a luz da ciência
Na medicina a vacina pra curar
Preto, Branco, Azul e Rosa
É o meu DNA
O mundo gira, gira a roda
No trem da folia vou embarcar
Com tecnologia e comunicação
Vou conquistar seu coração
E assim...
As conquistas vão além
Voam mais alto, invadem o infinito
Cruzam o espaço sideral
Pois lá do céu
Tudo fica mais bonito
Ainda tenho a esperança
De ver minha estrela brilhar
Caminhando com a humanidade
Esse dia há de chegar
E nesse embalo eu vou
Vou batucar meu tambor Refrão
Suinga minha bateria
Sou Bola Branca, sou tradição
Rumo à evolução
Deixe o seu comentário