Resíduos sólidos: atenção ao descarte inadequado

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Resíduos sólidos: atenção ao descarte inadequado
Resíduos sólidos: atenção ao descarte inadequado

A equipe do projeto Florestar & Cia. realizou mais uma atividade no início do mês com o Florestar Móvel (veículo de som) em algumas localidades de Conselheiro Paulino—integrantes das bacias e microbacias do Rio Grande—para uma importante conscientização junto aos moradores quanto ao descarte adequado de resíduos sólidos. O descarte impróprio dos entulhos intensifica os riscos de enchentes e desabamentos de encostas—pois grande parte da população não sabe como proceder e o faz em logradouros públicos, junto a vias importantes de circulação de veículos e de pedestres, inclusive crianças, que porventura podem se sentir atraídas a mexer nos resíduos e virem a se acidentar.

Muitos desses entulhos acabam sendo despejados diretamente nos rios, obstruindo o seu fluxo em ocasiões de chuvas—o mesmo acontece quando colocado às margens destes rios. Em localidades mais altas muitas vezes os resíduos sólidos são descartados de forma inadequada, justamente junto ao barranco. No caso de entulho de obras, elevará o peso acima do barranco; no caso de móveis velhos desmontados, promoverá o acumulo de águas da chuva, criando assim caminhos de águas e, consequentemente, a queda desse barranco ou encosta.

O coordenador do projeto Florestar & Cia., Luiz Latour, explica que existe também uma prática nociva ao meio ambiente bastante utilizada. Trata-se da queima de resíduos sólidos proveniente de móveis velhos descartados em logradouros públicos. E o mais agravante: muitas vezes junto aos lugares destinados à colocação de lixo doméstico, que também se queima.

Latour acentua que essas práticas aumentaram após o advento climático de 11 de janeiro de 2011, quando muitas famílias perderam tudo. Talvez naquele momento não existisse alternativa que não fosse o descarte em via pública. Mas, com o passar do tempo, essa prática, que era para ser emergencial, em função do acontecido, virou rotina em muitas localidades, algumas inclusive em áreas de risco.

Luiz Latour ainda ressalta que Nova Friburgo tem, junto à Secretaria de Serviços Públicos—à frente Alexandre Cruz—, um serviço para recolhimento de resíduos sólidos proveniente de obras (entulhos) e móveis velhos. Basta ligar para a secretaria (2525-9124) e agendar o serviço. Outra dica: se os móveis puderem ser aproveitados o contato deve ser feito com o Lar Abrigo Amor a Jesus (2522-5130) ou Casa São Vicente de Paulo (2522-1338).

Segue uma dica do projeto Florestar: nesses dias de carnaval que tal ser um cidadão consciente: se promover alguma limpeza dê uma destinação correta aos resíduos sólidos, seja entulho ou móveis velhos.

O coordenador Luiz Latour agradece aos meios de comunicação, como A VOZ DA SERRA, que ajudam a difundir as práticas sustentáveis de convívio com o meio ambiente, à EBMA, Ki-Angelim e Igui Piscinas por acreditarem e se engajarem nas atividades socioambientais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade