(SECOM) O sistema de alerta via celular foi apresentado nessa sexta-feira, 10 de fevereiro, aos agentes da Defesa Civil e voluntários, pela empresa Procity, criadora do sistema, a pedido do tenente-coronel João Paulo Mori, secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo. Na reunião, foi explicado como funciona o sistema e definida a data do seu lançamento—15 de fevereiro. Também foi definido o agendamento de atendimento à população para o cadastramento dos números de celular para recebimento das informações SMS, gratuitamente, sobre os três tipos de alerta, sobre campanhas de doação de sangue, localização dos pontos de apoio e muito mais. Para quem possui computador conectado à internet, o cadastramento poderá ser feito pela própria pessoa, através do site www.alertaviacelular.com.br.
Esse serviço de sistema de alerta via celular (SMS) é parte do planejamento do programa de prevenção de catástrofes de Nova Friburgo, que já foi amplamente divulgado pela Prefeitura, mas que estava aguardando a adesão das operadoras de celular para o início do serviço. De acordo com Mori, as operadoras Vivo, Oi e Tim aderiram, faltando a Claro, que ainda está em fase de negociação com o governo municipal. Mori destacou que esse trabalho da Prefeitura, através da Secretaria de Defesa Civil, “foi de muita articulação e empenho de toda a equipe, pois o governo do Estado do Rio de Janeiro levou quatro anos para implantar o mesmo serviço, enquanto que o governo municipal levou seis meses. Um tempo recorde”, afirmou.
O sistema de alerta SMS está ligado a um servidor no Rio de Janeiro, a empresa Altarede. Com isso, mesmo que falte energia em Nova Friburgo, o sistema não será desligado, garantindo total segurança no envio das mensagens. Diversas especificidades foram atribuídas ao serviço. Será possível aos administradores, por exemplo, gerir o perfil dos grupos aos quais as mensagens se destinam, conhecer os agentes comunitários ou de saúde que residem em cada localidade, além de conhecer, também, as carências e tipos de sangue em determinada comunidade. “Essa comunicação direcionada é muito positiva e importante. Ela nos ajudará a dirimir boatos, comuns nos momentos de crise. Além disso, é mais um serviço que ajudará na preparação e prevenção contra calamidades, como foi feito com os treinamentos de evacuação nas comunidades, ou a implantação dos sistemas de sirenes, a divulgação dos vídeos e spots informativos nas TVs e rádios locais, ou a criação dos conteúdos no site da Defesa Civil”, declarou Mori.
Para Cláudio Copque, voluntário da Defesa Civil, que está escalado para atender à população que quiser se cadastrar na sede do órgão, no prédio anexo ao da Prefeitura, “a implantação desse serviço é muito importante por trazer um sentimento de segurança para a população, uma vez que a comunicação será feita com antecedência, de forma rápida, segura e direcionada”.
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