Buracos continuam sendo o grande problema do Parque Dom João VI

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Buracos continuam sendo o grande problema do Parque Dom João VI
Buracos continuam sendo o grande problema do Parque Dom João VI

Amine Silvares

As vias de Nova Friburgo estão cada vez mais intransitáveis. No Parque Dom João VI os problemas persistem há anos, mesmo após receber reparos. A falta de uma solução definitiva deixa os moradores e motoristas em alerta, pois as péssimas condições das vias podem causar acidentes a qualquer momento.

O acesso ao bairro pela Ponte da Saudade virou uma mistura de pista sem calçamento, paralelepípedos e asfalto. A irregularidade do caminho fez com que alguns cascalhos fossem jogados dentro de um buraco para tentar diminuir o impacto do trecho nos veículos, mas conforme os mesmos vão passando a medida vai se mostrando ineficaz.

A obra que estava sendo realizada nas margens do córrego que corta o bairro parou há meses e não foi concluída. Os restos de material de construção ainda estão pelo caminho e uma parte da rua está afundando. O problema, de acordo com moradores da região, é bastante antigo, mas não houve qualquer estudo geológico ou solução final para impedir ou diminuir a erosão. Uma parte da pista que cedeu nunca foi reparada e a via cede mais com o aumento do fluxo das águas.

Pelas ruas estreitas os veículos tentam se desviar dos buracos sem ter de passar por cima das calçadas também estreitas. Na Alameda do Lago, principal via do bairro, próximo à Rua Lara Vilela, as chuvas voltaram a destruir o asfalto que havia sido reparado poucos dias antes e o meio-fio caiu novamente. O local é uma armadilha para motoristas desavisados e pequenos engarrafamentos na área são constantes, com ônibus e caminhões dificultando a passagem. O buraco está crescendo cada vez mais com a ajuda de um vazamento de água, que já dura meses. De acordo com informação oficial da Águas de Nova Friburgo, o vazamento, na verdade, é proveniente de uma nascente que atravessa a pista por uma manilha que, ao que tudo indica, está obstruída.

A fina camada de asfalto recentemente colocada próximo à Rua Monte Alverne também já está cedendo. Após passar por uma raspagem, os buracos que ficavam na altura da rua, na Alameda do Lago, tornaram-se mais rasos e receberam a pavimentação, mas o grande tráfego pela via mostrou que a medida foi insuficiente para sanar o problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade