Ausência do Globo de Ouro será sentida na passarela do samba no sábado de carnaval

quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Ausência do Globo de Ouro será sentida na passarela do samba no sábado de carnaval
Ausência do Globo de Ouro será sentida na passarela do samba no sábado de carnaval

Flávia Namen

O carnaval 2012 em Nova Friburgo sofreu uma grande baixa, comprometendo a programação de sábado, 18. Conforme já divulgado, o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Globo de Ouro não participará do desfile de blocos de enredo deste ano, o que já vem sendo lamentado por muitos foliões. “Sempre desfilei no bloco, que é um dos destaques do carnaval e que vai fazer muita falta”, afirma a popular Marly Pinel, que todo ano estava à frente dos desfiles vestida de dourado.

A ausência do Globo de Ouro no desfile dos blocos de enredo deste ano foi comunicada com pesar pelo presidente da agremiação, Antônio Carlos Lopes, o Queixinho, em carta aberta à população. O anúncio, feito em janeiro passado, surpreendeu muitos sambistas e abalou os integrantes do bloco. “Está todo mundo muito chateado, mas infelizmente não temos como participar deste carnaval devido às más condições do nosso barracão, que foi afetado pela catástrofe do ano passado e corre o risco de desabar”, afirma Queixinho.

Sem condições para bancar a reforma do barracão, que fica na Rua Adelino Teixeira, na Vila Amélia, a direção do bloco esperava contar com o apoio do poder público. “Protocolei um pedido na Prefeitura e estava aguardando. Com a mudança de governo soube que o processo foi arquivado. Diante disso fui obrigado a tomar essa decisão drástica, que deixou os integrantes do bloco muito tristes”, explicou Queixinho, que encaminhou ofício ao prefeito Sérgio Xavier relatando a situação.

O afastamento da agremiação do carnaval friburguense deste ano também foi comunicado à Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf) durante reunião realizada no dia 9 de janeiro passado. “Recebi a solidariedade dos representantes de todas as escolas e blocos presentes. Alguns, inclusive, ofereceram seus barracões para trabalharmos, mas não tínhamos mais tempo hábil”, relatou Queixinho.

Contas da agremiação estão em dia, diz a direção

A direção do bloco faz questão de esclarecer que está com as contas em dia e não desfilará devido à precariedade do barracão, que não oferece segurança para os preparativos. “Não temos dívidas e estamos em dia com a prefeitura e a Receita Federal. Infelizmente não vamos participar deste carnaval pela impossibilidade de trabalhar em nosso barracão. Os comentários de que não iremos desfilar devido a irregularidades em nossas contas são infundados”, ressalta a vice-presidente do bloco, Lourdes Dutra, a popular Duda.

Vale destacar que, antes dos problemas decorrentes da catástrofe, o barracão já não oferecia boas condições de trabalho. “O Queixinho e a Duda são uns abnegados e sempre se esforçaram para participar do carnaval. Aquele barracão já estava em estado precário há bastante tempo e merecia uma reforma. A Liga e as autoridades deveriam olhar com mais atenção para esse problema porque o bloco é um dos mais tradicionais da cidade. No fim, o carnaval de Friburgo é que sai perdendo”, observa Marly.

O afastamento do Globo de Ouro neste carnaval friburguense promete deixar uma lacuna. Isso porque o bloco é um dos mais tradicionais da cidade e seus desfiles são um dos pontos altos do primeiro dia de folia, agradando em cheio pela beleza e vibração. Fundado em 30 de março de 1977 e com dez títulos conquistados, o Globo de Ouro é o único tetracampeão da cidade e tem uma legião de torcedores e admiradores.

“Sentimos muito por não participar tendo em vista que nossa agremiação é a atual campeã da categoria blocos de enredo. Desejamos a todas as coirmãs um excelente desfile e torcemos para que sejamos capazes de conseguir reformar o barracão para, quem sabe, em 2013 voltar a brilhar na passarela do samba, com muita alegria e vibração, característica de nossa comunidade”, finalizou Queixinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade