O Ministério da Saúde lançou no início deste mês a campanha de prevenção à aids para o carnaval 2012. Este ano a iniciativa tem como público-alvo jovens de 15 a 24 anos, principalmente homossexuais, devido ao aumento de casos da doença neste segmento da população. Segundo dados divulgados recentemente pelo governo federal, o crescimento foi de 10%. Atualmente, o número de pessoas vivendo com aids é 60% maior entre homossexuais de 15 a 24 anos. Em 1998 era 20%.
A campanha deste ano traz um pôster inédito direcionado ao público travesti. Pela primeira vez, o Ministério da Saúde produziu uma peça específica para travestis durante a folia. O material apresenta uma foto de duas pessoas abraçadas, sendo que uma delas é travesti. Nos outros dois cartazes da campanha, há um casal de homens gays e um casal heterossexual. O lema da campanha é: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”.
Antes e durante o carnaval, a campanha, com cartazes e mensagens veiculadas no rádio e televisão, vai alertar para o uso da camisinha. O Ministério da Saúde irá repassar às secretarias estaduais de saúde 70 milhões de camisinhas para serem distribuídas durante a folia. Após a festa, serão divulgadas mensagens estimulando a população a fazer o teste rápido da aids para o diagnóstico da doença, a exemplo do que foi feito nos anos anteriores.
Vale destacar que desde 2011, o governo deu início a ações para conter o avanço da aids entre os jovens, usando as redes sociais para comunicar-se com esse público. O segmento dos homossexuais vem merecendo atenção especial, já que uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que homens gays jovens usam menos preservativo nas relações sexuais em comparação à população masculina em geral.
Apesar dos avanços no tratamento da doença, a aids ainda não tem cura e a melhor maneira de se prevenir é usar sempre preservativos nas relações sexuais. Também é fundamental não compartilhar agulhas e seringas e utilizar materiais devidamente esterilizados ou descartáveis em serviços de saúde, salões de beleza e ao fazer tatuagem e colocar piercing.
Deixe o seu comentário