texto e fotos: Geraldo Carvalho
O último domingo, 5, foi marcante para a população de Trajano de Moraes e dezenas de folias de reis. Mesmo sob forte sol, foi realizado o 4º Festival de Folias, visto que já é a marca registrada do prefeito Carlinhos, primeira-dama Rejane Gomes, juntamente do vice Omair Diniz, fazer questão de resgatar os grupos de folias de reis do município e região, promovendo pelo menos dois encontros anuais, na sede e no distrito de Visconde de Imbé. Com a incansável colaboração de Mestre Nico, da folia Bandeira Santa Cecília de Macuco e o apoio de sua equipe de governo, o evento vem crescendo e este ano foi prestigiado por mais de 30 grupos de toda Região Serrana. Felizes com o sucesso do encontro, Carlinhos e Rejane Gomes expressaram seu desejo de aderir o município trajanense ao Circuito Serrano de Folias de Reis, o que já está sendo organizado junto ao Conselho Regional de gestores de Folias de Reis, que vê Trajano de Moraes como importante parceiro na luta pela preservação e valorização dos festivais na região.
Para abrilhantar ainda mais o evento, o exclusivo encontro deste ano teve a grata visita de Dom Edney Gouvêa Mattoso no encontro de Folias de Reis de Trajano de Moraes. Feliz e muito à vontade junto aos foliões, o bispo distribuiu sorrisos a apertos de mãos aos foliões e afirmou: “A Folia de Reis não é só nosso patrimônio e manifestação cultural de nosso povo, é também a forma mais singela, original e eficiente de evangelizar na fé católica. As folias contam com meu apoio e orientarei os párocos de toda região que abracem e apoiem esta linda manifestação de fé e devoção ao nascimento do menino Jesus”.
Neste último encontro, só no primeiro dia, a comissão organizadora contabilizou 11 folias participantes. Estas vararam a madrugada de apresentações. Já no segundo dia, domingo, foram registradas mais 22 folias oriundas de toda parte do Estado do Rio de Janeiro. “Nosso município tem duas boas folias, mas nossa intenção é de incentivar todas, com este exclusivo festival e, com a presença de nosso Bispo Edney, vamos mostrar que Trajano de Moraes realmente apoia este tipo de manifestação popular, que resgata parte de nossa história do passado”, disse o prefeito Carlinhos, exemplificando, que era a primeira vez que uma alta autoridade católica participava ativamente e incentivava diretamente um evento deste tipo.
Vale dizer que Dom Edney, muito satisfeito com as homenagens prestadas a sua pessoa, confidenciou ao Geraldo Carvalho (apresentador oficial do festival) que todos os anos quer estar nas festas folclóricas realizadas pelo prefeito Carlinhos Gomes, onde incentiva a união das famílias da cidade trajanense e região.
Deixe o seu comentário