Alunos da Rede Municipal de Ensino retornam às aulas

quarta-feira, 08 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) A secretaria municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo preparou uma recepção especial para receber os cerca de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino no retorno às aulas nessa segunda-feira, 6 de fevereiro. A orientação passada para todas as diretoras, das 133 unidades escolares, foi a de distribuir diversos cartazes com mensagens de boas-vindas, como parte da decoração motivacional.

Além disso, todas as diretoras foram orientadas a recepcionar diretamente os pais e nesse encontro já marcarem a primeira reunião com eles. Apenas 1.800 alunos da Zona Rural retornarão no dia 13 de fevereiro, devido ao Transporte Escolar estar em fase de licitação.

Todas as escolas foram reformadas em sua maioria, recebendo novo mobiliário, pintura nova e outras providências para a volta dos alunos. Segundo a chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Érica Ferreira, um pequeno número de unidades ainda estão no processo de reforma, como a Escola Helena Coutinho, mas ainda nesse mês (fevereiro) os alunos que foram deslocados para unidades improvisadas retornarão para as suas escolas de origem.

Novas viaturas da Ordem Urbana já estão prontas para a ronda escolar

Por meio de uma parceria entre o governo municipal e a iniciativa privada, quatro viaturas da Secretaria de Ordem Urbana receberam adesivação e já se encontram prontas para a Ronda Escolar nesse retorno às aulas. No total serão cinco gols e quatro carros tipo Blazer à disposição da Guarda Municipal e Posturas.

Os veículos doados pelo governo do Estado ainda não estavam sendo intensamente utilizados porque as viaturas da Guarda Municipal não estavam adesivadas, o que é uma necessidade operacional e legal.

As outras cinco viaturas que ainda serão adesivadas servirão ao novo projeto da Guarda Municipal, a Rotam—Ronda Tática Motorizada—, que circulará pelas ruas da cidade cumprindo missões de patrulhamento ostensivo em apoio ao 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

O secretário de Ordem Urbana, Cel. Hudson de Aguiar Miranda, destacou, durante a apresentação das viaturas, que o prefeito Sérgio Xavier solicitou que fossem firmadas parcerias junto à iniciativa privada para que os carros fossem entregues à utilização o mais rápido possível: “Por meio da parceria com os diversos setores organizados da sociedade, como a iniciativa privada, nós podemos realizar um número maior de feitos positivos para a cidade. É muito importante o apoio da sociedade, isso é algo sustentável, palpável, e que vai ajudar muito nas ações desenvolvidas pela Prefeitura”, frisou o coronel.

Os primeiros quatro carros adesivados, de um total de nove, estão prontos para o uso da ronda escolar, que percorrerá as imediações das escolas para assegurar a integridade física dos alunos. Na ronda, os guardas municipais, que possuem contato direto com os diretores das unidades educacionais, também passam orientações para as crianças, observam se há algum movimento suspeito ou estranho, como o tráfico de drogas e entorpecentes. Segundo afirmou o Subsecretário da Guarda Municipal, “a ronda é a presença pública permanente junto às escolas, e com as novas viaturas será possível o monitoramento de um número maior de colégios”, comemora o subsecretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade