Integrantes do Instituto Marca Brasil (IMB) e do Sebrae, junto à equipe do restaurante Trilhas do Araçari, encantaram empresários e jornalistas na manhã da última terça-feira, 31 de janeiro, com uma atividade especial do projeto de expansão e marketing do Tour da Experiência. A iniciativa visou conscientizar os empresários do ramo turístico sobre a importância de valorizar a cultura, a gastronomia, os produtos e as peculiaridades regionais. A ideia é promover o turismo como uma experiência inesquecível para os visitantes.
Durante algumas horas, empresários da região deliciaram-se com as iguarias naturais do Trilhas do Araçari, um restaurante situado em um amplo espaço ecológico do circuito Sabor Mury. No local os clientes podem aliar os prazeres da boa culinária num ambiente de puro verde e acolhedor com o binômio preservação do meio ambiente–arte do bem viver. A horta orgânica é um dos atrativos do espaço com a inovação “colha e pague”, que resulta em pratos personalizados para cada cliente. “Sem dúvida, uma inovação que se destaca e fica na lembrança do turista”, observa a equipe do IMB durante o tour, liderada pela superintendente Daniela Albuquerque.
O empresário Leonardo de Souza, do Hotel Fazenda Caledônia Inn, acredita que o Tour da Experiência pode ainda surgir como um incentivo ao polo turístico de Nova Friburgo que amarga os reflexos negativos das chuvas de 2011. Como carros-chefe do seu empreendimento ele enumera atrações de esportes radicais como o paintball, arvorismo, tirolesa, high jump, waterball, muro de escalada, arco e flecha e quadriciclos.
Já Tânia Carvalho e Pedro de Paula, da pousada Pouso dos Paula, aprovaram o Tour da Experiência e acreditam que também poderão seduzir seus hóspedes com a interatividade cultural e folclórica da região investindo no fortalecimento da cadeia turística. Nívea Semprini, do ateliê que leva seu nome, também aposta no encantamento dos visitantes com as multiatrações, curiosidades e produtos que Nova Friburgo tem a oferecer. “O Tour da Experiência deve sempre investir no link história-natureza para vender uma imagem positiva de nossa cidade”, observa a artesã.
O IMB e o Sebrae também visitaram esta semana os municípios serranos de Teresópolis e Petrópolis. Ambas as instituições pretendem com o tour elaborar um diagnóstico de cada empreendimento turístico auxiliando na elaboração de planos de inovação para atrair mais visitantes. O IMB já contabiliza êxitos nessa iniciativa em trades turísticos do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e a região denominada Costa do Descobrimento, na Bahia.
Deixe o seu comentário