Leonardo Lima
O favoritismo do Friburguense se confirmou. Pressionando o adversário desde o início, a equipe criou boas chances, mas os gols saíram apenas na parte final do jogo. O triunfo se deve em grande parte às estrelas do garoto Rômulo e do técnico Gerson Andreotti, que definiram a primeira vitória do Frizão neste Campeonato Carioca. Nesta quarta-feira, 1º, o tricolor da serra enfrenta o Duque de Caxias, às 19h30, novamente no Estádio Eduardo Guinle, em partida válida pela terceira rodada da Taça Guanabara.
O JOGO – Sabendo da força do Friburguense dentro de seus domínios, o Bangu mostrou desde o começo que jogaria fechado, apostando nos contra-ataques. A tática, entretanto, não impediu que a equipe carioca tomasse diversos sustos. Aos 4 minutos, após cobrança de escanteio de Jorge Luiz, Diego Guerra subiu mais alto que a zaga e cabeceou com muito perigo sobre a meta de Willian Alves. Em seguida, os visitantes responderam com chute sem direção de Fabinho. Aos 6, Sérgio Gomes cruzou muito aberto e a bola quase encobriu o goleiro banguense. O lateral-direito do Frizão teve outra chance de abrir o marcador no minuto seguinte. Diego Guerra mandou a bola para a área na cobrança de lateral e o camisa 2 bateu quase sem ângulo para outra boa intervenção de Willian Alves.
A insistência do Friburguense nas jogadas pelo setor direito do campo era nítida. Aos 23 minutos, Marcelo arriscou de longe, no canto esquerdo do goleiro alvirrubro que se esticou e conseguiu desviar a bola para escanteio. Aos 27, foi a vez de Ziquinha chutar de fora da área para outra defesa de Willian Alves. O atacante, aliás, iniciou a jogada mais polêmica da primeira etapa. Após aplicar uma caneta em Raphael, ele cruzou para Diego Guerra que, na disputa de bola, alegou ter sido deslocado pelo adversário. A torcida tricolor pediu pênalti. Antônio Frederico Maciel dos Santos, no entanto, mandou seguir. Fim de primeiro tempo e a sensação de que o Friburguense poderia estar à frente no placar.
Na etapa final o panorama permaneceu o mesmo: pressão dos donos da casa. Logo aos 3 minutos, Flavinho soltou uma bomba de fora da área que explodiu na trave. Cinco minutos mais tarde, Ziquinha fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Diego Guerra que cabeceou para boa defesa de Willian Alves. Em seguida, mais polêmica: após receber lançamento de Sérgio Gomes, Flavinho invadiu a área próxima à linha de fundo e, antes de cruzar, caiu pedindo pênalti. Mais uma vez, o árbitro nada marcou. A chuva aumentava e a pressão do Frizão também. Aos 12, Sérgio Gomes bateu de longe, a bola quicou e quase enganou o goleiro adversário. No minuto seguinte foi a vez de Bidu chutar com força à direita.
Aos 26, o técnico Gérson Andreotti pareceu ter ouvido os gritos dos torcedores que pediam a entrada de Rômulo. E a mudança logo surtiu efeito. Aos 30 minutos, o meia bateu sem direção, Flavinho acreditou na jogada, conseguiu evitar que a bola saísse e cruzou à meia-altura. A bola passou por toda a área até chegar aos pés do próprio Rômulo que bateu sem chances para o goleiro: 1 a 0 Fri e muita festa no Eduardo Guinle. E a torcida festejou mais ainda sete minutos depois. Em contra-ataque, Jorge Luiz passou para Flavinho. O camisa 6 percebeu a aproximação de Sérgio Gomes e lançou o lateral direito deixando-o cara a cara com Willian Alves. Quando todos imaginavam que Sérgio bateria para o gol, rolou para Rômulo que vinha de trás. O meia só teve o trabalho de ajeitar e tocar para o fundo das redes, praticamente selando a vitória tricolor. O Bangu ainda descontou aos 44 minutos. Bruno Carvalho recebeu na entrada da área e bateu forte sem chances para Marcos. Nada, porém, que apagasse o brilho do primeiro triunfo do Friburguense neste Estadual.
Friburguense 2 X 1 Bangu
Marcos Willian Alves
.................................................................................................................
Sérgio Gomes Thiago Lopes
Cadão Abílio
Diego Guerra Carlos Renan
Flavinho China
...............................................................................................................
Bidu Mayaro (Guzzon - intervalo)
Lucas Raphael
Marcelo Fabinho
Jorge Luiz (Elan 43`/2ºT) Tiano
(Bruno Carvalho 34`/2ºT)
................................................................................................................
Ziquinha (Rômulo 26`/2ºT) Leandrinho
Diego Santos Enílton (Maza 20`/2ºT)
.................................................................................................................
Técnico: Gérson Andreotti Técnico: Marcão
Ficha Técnica:
28/01/12 – 17h – Taça Guanabara 2ª rodada
Estádio Eduardo Guinle
Renda: R$ 5.470
Público pagante: 458 (558 presentes)
Árbitro: Antônio Frederico Maciel dos Santos
Auxiliares: João Luiz Coelho de Albuquerque e Leonan Cardoso Berute
Gols: Rômulo, 30`/2ºT e 37`/2ºT; e Bruno Carvalho, 44`/2ºT
Classificação:
Grupo A:
1) Flamengo 4 pts
2) Botafogo 4 pts
3) Nova Iguaçu 4 pts
4) Resende 3 pts
5) Madureira 3 pts
6) Bonsucesso 3 pts
7) Macaé 1 pt
8) Olaria 0 pts
Grupo B:
1) Fluminense 6 pts
2) Vasco 6 pts
3) Boavista 3 pts
4) Friburguense 3 pts
5) Volta Redonda 3 pts
6) Americano 1 pt
7) Bangu 0 pts
8) Duque de Caxias 0 pts
Resultados da rodada:
28/01 – 17h - Bonsucesso 3 x 1 Madureira, Luso Brasileiro
28/01 – 17h – Friburguense 2 x 1 Bangu, Eduardo Guinle
28/01 – 17h - Macaé 0 x 0 Flamengo, Moacyrzão
28/01 – 19h30 - Volta Redonda 0 x 3 Fluminense, Raulino de Oliveira
29/01 – 17h - Americano 1 x 1 Boavista, Godofredo Cruz
29/01 – 17h - Duque de Caxias 1 x 3 Vasco, Cláudio Moacyr
29/01 – 17h - Resende 3 x 2 Olaria, Estádio do Trabalhador
29/01 – 17h - Nova Iguaçu 0 x 0 Botafogo, Moça Bonita
Próxima rodada:
01/02 – 17h - Bangu x Vasco, Moça Bonita
01/02 – 19h30 - Macaé x Resende, Cláudio Moacyr
01/02 – 19h30 - Friburguense x Duque de Caxias, Eduardo Guinle
01/02 – 22h - Fluminense x Boavista, Raulino de Oliveira
02/01 – 17h - Bonsucesso x Nova Iguaçu, Moça Bonita
02/02 – 17h - Madureira x Botafogo, Conselheiro Galvão
02/02 – 19h30 - Volta Redonda x Americano, Raulino de Oliveira
03/02 – 17h - Flamengo x Olaria, Engenhão
Na manhã do último sábado, o Friburguense recebeu a visita do gerente de competição e serviços às equipes do comitê organizador da Copa do Mundo do Brasil, Frederico Nantes (2º à esquerda). O objetivo da visita foi inspecionar as instalações do clube, que é candidato a receber uma delegação durante a próxima edição do torneio, em 2014. O representante da Fifa foi recebido por membros da diretoria do Friburguense e pelo secretário municipal de Esportes Renato Satyro. Nova Friburgo concorre com outras 12 cidades do Estado do Rio. Ainda não há previsão de quando o resultado será divulgado.
Deixe o seu comentário