Leonardo Lima
Ser campeã. Se há alguns anos isso parecia uma utopia para a Acadêmicos do Prado, este ano o sonho está próximo de se tornar realidade. Isso é o que garante o presidente da agremiação, Hugo Reis da Silva. “Apesar das dificuldades causadas pela enchente de 12 de janeiro e mesmo após essa dúvida se haveria ou não o carnaval, vamos fazer um belíssimo desfile. Posso garantir que esse será o mais bonito da história da nossa escola. Certamente vamos brigar pelo título”, garante Hugo, que reforça também a qualidade do enredo—“Deus de todos os tempos, crinas da majestade”—e do samba da agremiação, que será a quarta a desfilar no domingo de carnaval, no dia 19.
Em 2012 a verde e rosa abordará a importância do cavalo na sociedade, desde a Grécia Antiga até as civilizações mais recentes. Mas se engana quem pensa que todo o otimismo é fruto da tranquilidade na organização do desfile. “Perdemos todas as nossas fantasias que estavam prontas na época da tragédia. Elas representavam 80% de todas as fantasias. Além disso, tivemos que refazer a parte inferior de alguns carros alegóricos. A água em nosso barracão atingiu mais de dois metros de altura”, recorda o presidente.
Superadas as adversidades, a Acadêmicos do Prado promete surpreender na avenida este ano. “Entre as novidades podemos adiantar que teremos carros com iluminação e efeitos de fumaça”, revela Hugo. Em 2010, a agremiação terminou em quarto lugar, com o enredo “Apae—célula viva do amor”. As melhores colocações até hoje foram dois terceiros lugares. “Teremos um custo total deste carnaval avaliado em torno de R$ 100 mil e nossas fantasias estão sendo vendidas pelo valor de R$ 30”, informa Hugo.
Lançamento de fantasias e apresentação da rainha da bateria neste domingo
Este ano a escola tem como carnavalesco Evandro Binelly e deverá ser composta por 800 integrantes, em 16 alas e quatro carros alegóricos. Na comissão de frente, dez mulheres representam as ninfas do Olimpo. A bateria é composta por aproximadamente 100 membros e tem como mestre Thiago Macumbinha e Cristina Féu como rainha. Grande destaque é Edvar Fernandes, que representa Perseu—“um ser metade homem e metade Deus, filho de Zeus que decapitou a Medusa”, como ele próprio explica. Já o casal de mestre-sala e porta-bandeira será Daniele e Juliano.
Aposta do presidente como um dos trunfos da escola em 2012, o samba-enredo é de Francisco Martins e será interpretado por Matheus Reis da Silva. Os ensaios vêm sendo realizados às segundas e quartas, a partir das 20h. “Grande parte da nossa motivação vem de nossos ensaios, que estão ficando lotados. Toda a comunidade vem demonstrando muita garra e confiança”, afirma Hugo.
Questionado se ainda há vagas para desfilar, ele alerta que é preciso ter pressa. “Os interessados têm que correr. Tem pessoas que vêm aqui e fecham uma ala inteira. Temos poucas vagas.” E uma mostra do que a escola levará para a Alberto Braune pode ser vista neste domingo, 29, a partir das 17h, no barracão da agremiação. “Vamos promover um evento de lançamento dos protótipos das fantasias que serão utilizadas e também faremos a apresentação da nossa rainha”, explica. Para comandar a festa estarão presentes a bateria e o intérprete da Acadêmicos do Prado, além do grupo Estilo Moleque. “Todos estão convidados. Nossa intenção é promover uma grande festa”, analisa o presidente. A escola se localiza na Rua Ventura Spargolli, S/N, Prado.
Deixe o seu comentário