Editorial - Reconstruir e proteger - 25 de janerio 2012

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

SÍMBOLO internacionalmente conhecido durante a tragédia climática de 2011, a igrejinha de Santo Antonio no Suspiro ganhou o apoio da Fundação Roberto Marinho para os trabalhos de restauro e também a adesão de outros segmentos da iniciativa privada, colaborando com a reconstrução do patrimônio histórico da cidade.

CRIADO em 2010 pelo prefeito Heródoto, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural foi concebido com a finalidade de proteger os bens materiais e imateriais do município através de mais um organismo público. Aliado ao Conselho Municipal de Cultura na fixação de políticas públicas, demonstra a preocupação com o patrimônio friburguense que foi se deteriorando pelo tempo, pela má conservação e pela indiferença. E agora pela tragédia climática do ano passado.

A PREOCUPAÇÃO com o patrimônio não é apenas dos políticos. Por diversos pontos do município espalham-se prédios que ainda não foram catalogados e que podem se perder pela insensibilidade do mercado. São incontáveis os casos de demolição e de abandono de prédios de valor arquitetônico permitindo que parte preciosa da nossa História fosse abaixo.

A ATENÇÃO dada ao município nestes tempos de reconstrução reforça a necessidade de se proteger o matrimônio histórico para garantir a arquitetura e o paisagismo da cidade, preservando seus bens e incentivando a preservação também por parte dos proprietários de imóveis. Também os imóveis particulares de valor histórico devem merecer atenção, quando se fala na preservação, em cultura e história de Nova Friburgo e muitos deles estão à mercê do tempo e da falta de dinheiro.

NOVA FRIBURGO vem assistindo ao crescimento urbano, à expansão imobiliária e à ocupação de suas áreas de risco, tornando o planejamento urbano um desafio que não pode aguardar soluções futuras. Medidas preventivas devem ser tomadas, organizando o crescimento em modelos com as aspirações de qualidade de vida que todos desejam. Este é o maior patrimônio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade