Prefeitura e iniciativa privada realizam obra na Via Expressa

terça-feira, 24 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura e iniciativa privada realizam obra na Via Expressa
Prefeitura e iniciativa privada realizam obra na Via Expressa

(SECOM) Implementar soluções. Buscar parcerias com a iniciativa privada. Essas são as orientações que o prefeito Sérgio Xavier passa para toda a equipe do governo municipal. E as secretarias de Olaria, Cônego, Cascatinha e de Obras estão realizando essas parcerias em diversas obras na cidade.

Segundo o secretário de Olaria, Cônego e Cascatinha, Rafael Rodrigues, ao buscar parcerias a municipalidade está resolvendo muitos problemas que vinham se arrastando durante anos. Um dos exemplos que Rafael cita é a Via Expressa, que sempre no período das chuvas fortes leva para a Rua Maria d’Angelo Magliano muita lama e alagamentos. “Isso acontece porque a rede de águas pluviais é inadequada, está em situação precária  e não comporta o volume de água que desce do parque de exposição”, disse o secretário.

Rafael Rodrigues informou que um dos problemas encontrados foi a captação precária que é realizada no parque de exposição da Via Expressa, pois não existe a caixa de captação que separa a água da areia que desce da encosta. “A rede antiga começou errada porque não tem uma caixa de captação. Ela vem com um metro de diâmetro e, ao atravessar a pista da Via Expressa, ela sofre um estrangulamento para 60 cm. Essa mesma rede passa dentro do condomínio Parque das Magnólias e as caixas de visita [para limpeza] possuem 4 metros de profundidade, não podendo ser limpas com retroescavadeira, somente manualmente”, declarou.

 

Parceria com a Pedrinco

 Na quinta-feira, 19, o prefeito Sérgio Xavier visitou a Via Expressa, onde estão sendo realizadas obras em parceria com a Pedrinco, empresa que se prontificou a doar 430 manilhas de concreto com um metro de diâmetro, blocos de concreto, além de cederem a hora-máquina da retroescavadeira para execução dos trabalhos. “Procuramos encontrar um modo de resolver esse problema e a solução encontrada foi fazer uma nova rede, em linha reta com 430 metros, com um bom caimento e desembocando no rio acompanhando a correnteza. A rede foi iniciada na beira do rio e já está subindo em direção ao parque de exposições. Ao longo do trecho vamos construir quatro poços de visita com medidas mais amplas, 2 m de largura por 2 m de profundidade, facilitando a limpeza”, afirmou Rafael.

Na parte superior do parque de exposição será construída uma grande caixa de captação para separar a areia da água. E essa mesma areia será aproveitada nas obras que a Prefeitura fizer. “É muito importante para a Prefeitura parcerias com a iniciativa privada. Assim conseguiremos construir uma nova cidade”, destaca Sérgio Xavier, que junto com os secretários municipais envolvidos nesta ação agradecem à empresa Pedrinco pelas doações e apoio logístico. “É muito importante e bonito ver que uma empresa construiu o seu patrimônio na cidade e está nos ajudando a realizar essa obra”, finalizou Rafael Rodrigues. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade