Águas de Nova Friburgo completa três anos de serviços prestados ao município

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Desde janeiro de 2009 à frente dos serviços de saneamento básico em Nova Friburgo, a Águas de Nova Friburgo completa neste domingo, 22, três anos de muitas realizações e grandes investimentos no município. Nos últimos dois anos a empresa vem investindo na coleta e no tratamento de esgotos. A primeira Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Nova Friburgo, a ETE Olaria, foi inaugurada em 2010 e representou um marco para o saneamento no município na medida em que passou a tratar 30% de todo o esgoto que antes era lançado in natura nos rios da cidade.

Em 2011 a empresa iniciou as obras de construção da ETE Centro, no Vale do Sol, a maior Estação de Tratamento de Esgotos do projeto da concessionária, que prevê ainda a construção de ETEs em Conselheiro Paulino, Ponte da Saudade, Córrego Dantas e Cônego. Esta estação, que tratará 40% de todo o esgoto gerado no município e atenderá 15 bairros da cidade—sendo eles Vilage, Vila Nova, Vila Amélia, Tingly, Prado, Lazareto, Lagoinha, Granja Spinelli, Duas Pedras, Cordoeira, Chácara do Paraíso, Centro, Braunes, Bom Jesus e Bairro Suíço—, deverá ser inaugurada ainda no primeiro trimestre de 2012.

Ainda em 2011 a Águas de Nova Friburgo inaugurou a ETE Campo do Coelho, em uma parceria com o Inea, Prefeitura de Nova Friburgo e Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Dois Rios. A estação foi inaugurada e já beneficia cerca de 2000 friburguenses. Outra inauguração que representou um marco para a empresa em 2011 foi a total automação do Centro de Controle de Operações (CCO). Através do CCO agora é possível controlar, em tempo real, os serviços de produção, reservação e distribuição, bem como acionar a distância as válvulas para controlar a vazão e a pressão da água, o que permite detectar com maior rapidez problemas de vazamentos, falta d’água e outras alterações no abastecimento.

Muito vem sendo investido também na melhoria do serviço de distribuição de água e na adequação das redes adutoras e Estações de Tratamento de Água. Somente em 2011 foram remanejados mais de seis quilômetros de rede adutora instalados em locais provisórios e executados quilômetros de extensão de rede em toda a cidade. A ETA Rio Grande de Cima teve sua capacidade ampliada de 300 para 450 l/s, e nas ETAs Caledônia, Cascatinha, Curuzu, Bela Vista, Tapera e Santa Margarida foram executadas obras de reforma e modernização dos sistemas. Estas duas últimas em particular, localizadas em São Pedro da Serra e Lumiar, respectivamente, receberam novas unidades de tratamento que irão adequar essas estações à nova situação dos mananciais, que vêm apresentando índices elevados de turbidez.

A Águas de Nova Friburgo faz parte do Grupo Águas do Brasil, que recentemente venceu a licitação municipal para a operação dos serviços de saneamento na Zona Oeste do Rio de Janeiro, através de um consórcio formado entre Saneamento Ambiental Águas do Brasil (SAAB) e Foz do Brasil, denominado FOZ/Saab.

Entre as metas estão a construção de 19 estações de tratamento de esgoto, 2.100 quilômetros de rede coletora e 221 elevatórias, alcançando a marca de 40% de esgoto local tratado até as Olimpíadas de 2016 e 90% até o fim da concessão. Hoje, apenas 4% do esgoto da AP-5 são tratados. O restante é despejado in natura nas baías de Sepetiba e Guanabara. Os primeiros bairros a serem beneficiados pelo programa serão Bangu, Santa Cruz e Campo Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade