Prefeito Sérgio Xavier vistoria obras da operação tapa-buracos em Nova Suíça

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Desde o final de dezembro, e assim que assumiu o cargo, o prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, deu início à operação tapa-buracos no município. Nesta terça-feira, 17 de janeiro, o prefeito vistoriou as obras da operação no bairro Nova Suíça. Segundo os moradores, a pavimentação das ruas da comunidade era uma antiga reivindicação. As obras são realizadas pela Secretaria Municipal de Obras, e haviam sido paralisadas devido às últimas chuvas, que deixaram o solo molhado e inviabilizaram a continuação das pavimentações.

O prefeito explica que apesar das cobranças, as obras não podem ser realizadas quando chove porque não há fixação do asfalto, gerando trabalho perdido e o desperdício do dinheiro público, fato este considerado inadmissível por Sérgio Xavier. Ainda segundo o prefeito, as frentes de trabalho estavam aguardando apenas o tempo melhorar e as chuvas estiarem para o reinício das obras. Assim, com o tempo firme, as obras seguem em curso normal, afirma confiante o prefeito.

Em Nova Suíça, o prefeito presenciou a finalização da pavimentação da Rua Romana Villas Boas Schuenck, que é a principal entrada do bairro. A via, segundo a moradora Carolina Cardoso, estava intransitável tanto por carros quanto por pedestres, que além de terem o transporte dificultado, ficavam sufocados com o ar tomado pela poeira. Carolina afirma ainda que a situação, que já era precária, se agravou devido ao fato de a comunidade não receber manutenção em suas ruas há muitos anos. O planejamento da operação é que as obras sigam em Nova Suíça, e que sejam asfaltadas pelo menos mais seis vias da localidade. 

Outra região já beneficiada pela operação é Parque Imperial, em Varginha. A operação tapa-buracos conta atualmente com três frentes de trabalho: na região de São Pedro, Lumiar e Boa Esperança, em Nova Suíça, e a partir da próxima semana a ação se estende ao distrito de Conselheiro Paulino, que possui mais de 30 bairros e também é alvo de recorrentes reclamações dos moradores devido aos diversos problemas ocasionados principalmente pelas vias públicas em péssimo estado de conservação.  

Para a realização das obras da operação a Prefeitura firmou parceria com empresas privadas de Nova Friburgo, que cederam um rolo e dois caminhões para o início das manutenções. A tapa-buracos tem data para iniciar e não possui data para acabar. Conforme afirma o prefeito Sérgio Xavier, “a operação só vai acabar quando toda Nova Friburgo tiver recebido a pavimentação necessária”. Sérgio Xavier explica que algumas ruas precisam passar por recapeamento, contudo, a administração municipal não tem verba para tal, e para sanar essa situação, e levar um pouco mais de conforto à população, a solução encontrada é levar a operação tapa-buracos a esses lugares também. Dessa forma, os transtornos nas vias públicas podem não ser resolvidos completamente como deseja o prefeito, mas tem seus efeitos minimizados nas comunidades que passam por esse tipo de problema. Vale lembrar que os buracos não trazem prejuízos apenas aos condutores, que podem ter seus carros danificados, ou ficarem sujeitos a um acidente de trânsito, mas também oferecem transtornos aos pedestres, que ficam sujeitos à paralisação do transporte público nessas vias esburacadas. E foi exatamente o que quase ocorreu: o prefeito foi comunicado pela concessionária de transportes públicos que haveria a necessidade de parar o trânsito dos ônibus públicos caso a Prefeitura não agisse rapidamente. 

Assim como as demais ações da atual gestão municipal, a Operação Tapa-Buracos tem caráter de urgência, e só não foi iniciada antes porque o prefeito Sérgio Xavier não encontrou uma gota de asfalto no depósito municipal quando assumiu o governo. Dessa forma, foi necessária a realização do processo de licitação para a aquisição de asfalto para as obras, enquanto outra parte do asfalto foi cedida pelo governo estadual. A usina de asfalto do município precisa passar por melhorias, afirma o prefeito, para tanto, as necessidades estão sendo levantadas para que a usina possa oferecer todo o asfalto que a cidade vai precisar, e assim, o município não necessitará apelar aos parceiros ou a terceiros na hora de realizar suas obras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade