Após o elevado reajuste de passagens que gerou muitas queixas dos usuários na última quarta-feira, 18, a Auto Viação 1001 voltou a praticar as tarifas promocionais nas linhas de ônibus intermunicipais que atendem a Região Serrana. A suspensão do aumento foi decidida no fim da tarde de quarta, durante reunião entre representantes da empresa e diretores do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), que regula o serviço. O órgão liberou a cobrança promocional para não prejudicar os milhares de passageiros que utilizam diariamente o serviço, conforme nota oficial enviada pela empresa.
De acordo com a nota, durante o encontro realizado na sede do órgão no Rio de Janeiro, após argumentação da empresa sobre a importância das tarifas promocionais, o Detro autorizou a manutenção dos valores que antes eram praticados pela companhia. “Portanto, a partir da 0h do dia 19 os preços das passagens voltam aos valores já conhecidos pela população”, diz trecho da nota.
O documento também traz explicações sobre o polêmico aumento. “A Auto Viação 1001 esclarece que a decisão do aumento das tarifas de diversas linhas estava ligada a uma regulamentação que exige a aplicação exata das tarifas determinadas pelo órgão, e que os preços não poderiam ser nem abaixo e nem acima do autorizado. No entanto, após a reunião com a empresa, o Detro entendeu que os descontos praticados em diversas linhas beneficiavam milhares de passageiros diariamente e autorizou os valores anteriores”, destaca a nota.
Apesar de vigorar por apenas 24 horas, o aumento foi alvo de diversas reclamações dos passageiros. A redação de A VOZ DA SERRA recebeu ao longo da última quarta-feira, queixas de usuários de vários municípios do interior que utilizam os serviços da 1001, como Cordeiro, Bom Jardim e Cachoeiras de Macacu. Diante disso, a empresa solicitou ao Detro a readequação das tarifas. “A Auto Viação 1001 reafirma o seu compromisso de prestar um atendimento de qualidade aos usuários e está sempre à disposição do poder público para dialogar e buscar melhorias para o transporte de passageiros”, conclui a nota.
Empresa esclarece sobre o reembolso de passagens
O reajuste relâmpago vem gerando dúvidas nos passageiros quanto à restituição do valor pago a mais. A assessoria de imprensa da Auto Viação 1001 esclarece que quem comprou a passagem antecipada no dia do aumento para viajar em dias posteriores tem direito ao reembolso. “Quem comprou na quarta-feira e ainda não viajou pode solicitar o reembolso em qualquer guichê da 1001. Os passageiros que já viajaram devem guardar o bilhete da passagem e entrar em contato com o telefone 0800-9413334 para pedir o reembolso. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas”, explica o assessor Rodrigo Alvim.
Vale destacar que os passageiros que utilizaram o serviço na última quarta-feira não têm direito ao reembolso da passagem. “O valor pago foi o da tarifa oficial válida naquele dia, conforme determinado pelo Detro. Neste caso, não cabe reembolso”, informa Rodrigo.
“Nota à imprensa—Auto Viação 1001
Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2012 - A Auto Viação 1001 informa que representantes da empresa estiveram na tarde dessa quarta-feira, dia 18, reunidos com diretores do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro - DETRO/RJ, na sede do Órgão, no Rio de Janeiro. No encontro, após argumentação da empresa sobre a importância das tarifas promocionais, o DETRO autorizou a manutenção dos valores que antes eram praticados pela companhia. Portanto, a partir das 0h de amanhã, os preços das passagens voltam aos valores já conhecidos pela população. A Auto Viação 1001 esclarece que a decisão do aumento das tarifas de diversas linhas estava ligada a uma regulamentação que exige a aplicação exata das tarifas determinadas pelo Órgão, e que os preços não poderiam ser nem abaixo e nem acima do autorizado. No entanto, após a reunião com a empresa, o DETRO entendeu que os descontos praticados em diversas linhas beneficiavam milhares de passageiros diariamente e autorizou os valores anteriores. A Auto Viação 1001 reafirma o seu compromisso de prestar um atendimento de qualidade aos usuários e está sempre à disposição do Poder Público para dialogar e buscar melhorias para o transporte de passageiros.”
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