Pesquisa revela que 92% dos brasileiros consomem moda

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Pesquisa de amostragem realizada em outubro de 2011, com mil brasileiros em 70 cidades das nove maiores regiões metropolitanas do país, pelo Instituto Ipsos, por encomenda da Fecomércio-RJ, revelou que 92% dos brasileiros consomem itens de moda, especialmente roupas e calçados. Deste total, 37% compram roupas e calçados a cada seis meses, 25% em datas comemorativas e 17% uma vez por ano. Os dados foram revelados nesta quarta-feira, no Espaço Fecomércio-RJ, pelo economista da instituição, Christian Travassos, ao apresentar o “Raio X do Mercado de Moda”.

Um terço dos entrevistados gastava por ano, de R$ 100 a R$ 200 em artigos de moda. A imensa maioria (70%) costuma fazer os pagamentos à vista. Os principais fatores que influenciam a compra de um produto são preço (93%), conforto (80%) e beleza (74%). Quanto ao local de preferido para a renovação do guarda roupa, 69% responderam comprar em lojas de departamento; 66% em multimarcas; 52% em feirinhas e 44% em estabelecimentos de marca própria.

O economista informou que a pesquisa detectou, de 2010 para 2011, um crescimento no gasto médio do brasileiro com moda. As faixas de gastos mais elevados foram as que conquistaram mais consumidores. Em 2010, 24% gastaram entre 11% e 20% do orçamento com moda, enquanto em 2011 30% situaram-se nesta faixa. Os que destinaram entre 21% e 30% avançaram de 8% para 12%, ao passo que aqueles na faixa de até 10% dos recursos recuaram de 39% para 36 % na mesma base de comparação.

Christian Travassos não sabe precisar se a alta da inflação no ano passado influenciou no aumento dos gastos orçamentários com a moda. Mas lembrou que outra pesquisa nacional da Fecomércio-RJ/Ipsos, para o Natal de 2001, revelou que, primeira vez desde 2006, roupas e acessórios foram a principal opção de presente, tomando a frente de lembrancinhas. Numa resposta de múltipla escolha, 93% disseram que a motivação da compra era o preço, 80% eram influenciados pelo conforto do produto, 74% pela beleza e o aspecto visual. O fato de estar na moda influenciou em 43% dos entrevistados e a marca atraiu apenas 40% das respostas.

O economista apresentou outra pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ/Ipsos, em março de 2011, que mostra a força da moda do Estado do Rio. Foram ouvidos 612 empresários dos segmentos de Vestuário, Joias e Calçados, nas cidades da Baixada Fluminense, Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos, Rio, Itaperuna, Médio Paraíba, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, São Gonçalo e Três Rios. Mesmo com o dólar mais em conta, apenas 4% compram de fornecedores do exterior. A imensa maioria (97%) vende para a clientela da própria cidade.

O comércio é o maior empregador do mercado da moda no estado do Rio de Janeiro, responsável direto por aproximadamente 115,3 mil postos de trabalho. O segmento de serviços responde por mais de 17,3% dos estabelecimentos e 12,8% dos empregos. O mercado fluminense de moda envolve mais de 47,2 mil estabelecimentos (9,0% do total do estado) e quase 201,3 mil empregos formais (4,9% do total do estado).

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