MUNICÍPIOS - Padre Jorge Getúlio fala sobre a emoção da Missa de Natal e convida para Celebração de Fim de Ano

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
MUNICÍPIOS - Padre Jorge Getúlio fala sobre a emoção da Missa de Natal e convida para Celebração de Fim de Ano
MUNICÍPIOS - Padre Jorge Getúlio fala sobre a emoção da Missa de Natal e convida para Celebração de Fim de Ano

Diante do crescente aumento no número de fiéis que vêm participando das celebrações religiosas promovidas pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Duas Barras, o recém-empossado vigário paroquial Pe. Jorge Getúlio fala sobre o clima de fé e emoção que marcou a Missa de Natal, convida para celebração de fim de ano e não poupa elogios à comunidade católica bibarrense, em especial aos grupos pastorais, que o apoiam no desempenho de seu ministério sacerdotal.

Segundo avaliou padre Jorge, foi bastante positiva a participação dos fiéis bibarrenses na missa celebrada na véspera de Natal, onde o clima de fé e oração tomou conta de todos os presentes, numa igreja belamente adornada em tons de ouro, com muitas luzes e flores coloridas, em que, movidos pela força do Espírito Santo de Deus, os católicos puderam louvar e agradecer ao Senhor por todas as suas maravilhas.

Em sua homilia, após o anúncio da palavra de Deus através das leituras bíblicas pelos membros da Pastoral Litúrgica, ele destacou a importância da figura do menino Deus, que em Jesus que se faz homem para salvação da humanidade. “Esse é um tempo de solidariedade, de reencontro e de expressar nosso amor ao próximo. Jesus assume nossa história humana ao nascer em Belém junto aos mais humildes e na condição de filho de uma virgem chamada Maria, que por seu sim muda a história da humanidade”, destacou em sua fala.

Contando com a presença de vários Ministros da Eucaristia que o auxiliaram na celebração, a participação especial do coral Santa Cecília sob regência do maestro Paulo, e a presença de um grande número de fiéis com velas acesas, padre Jorge anunciou o nascimento de Jesus que deseja ter um lugar especial nas manjedouras dos nossos corações.

Em tempo vale lembrar que mais uma vez e ao longo de mais de 30 anos o presépio armada na entrada da Igreja Matriz foi montado pelo senhor Francisco, o Chico da Prefeitura, que também por anos foi responsável pela montagem do presépio da Prefeitura colocado na Praça de Duas Barras.

Missa de Réveillon (ou Despertar...)

Lembrando que o Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando um povo celebra o fim de um ano (ciclo) e o começo de outro, para as culturas que seguem um calendário anual em especial o calendário romano, esta celebração é chamada de réveillon, do francês réveiller ou “despertar”.

No ocidente esta comemoração tem origem num decreto do famoso governador romano Júlio César, que fixou a partir de 46 antes de Cristo, o dia 1º de janeiro como o “Dia do Ano-Novo”. Para os romanos esse dia era dedicado ao deus Jano (o deus dos portões, do presente e do passado), daí a expressão mês de Janeiro.

Aproveitando este clima de festa, a Igreja Católica deu um novo sentido para este dia passado a celebrar com seus fiéis a Missa do Despertar para paz com Maria, a rainha da Paz. Neste sentido aproveitando as celebrações próprias do fim de ano, o padre Jorge Getúlio convida a todos os fiéis da Paróquia, comunidades vizinhas e bibarrenses que residem fora do município, mas que neste período do ano retornam a sua cidade natal não só para rever os familiares, mas acima de tudo rever sua bela cidade, para que participem da tradicional Missa de Fim de Ano ou Missa de Réveillon.

Na programação da celebração da Missa de Véspera da solenidade “Maria, Mãe de Deus. Rainha da Paz”, que acontece no próximo dia 31 de dezembro, às 20 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada no entorno da histórica Praça do Centro de Duas Barras, está sendo preparada uma bela coroação de Nossa Senhora visando fortalecer ainda mais a fé da comunidade e os laços de carinho e devoção para com Maria, Mãe de Deus e da Igreja.

Neste dia o padre reforça: “Precisamos mais do que nunca fortalecer nossos laços de amor, fé e união enquanto comunidade católica espalhada por todo o mundo. E em atitude de oração, unida a toda Igreja, em comunhão com o nosso Papa Bento XVI e nosso bispo diocesano Dom Edney Golveia, pedir a Deus pela paz no mundo e a união das famílias. Para isso peço que cada um traga para missa da véspera e do domingo um pano ou lenço branco (simbolizando a paz), para juntos saudarmos a chegada de um novo ano abençoa por Cristo nosso salvador”, disse.

Lembrando que no primeiro dia do ano, o Dia mundial da Paz, a celebração da Missa na Matriz será às 19 horas, Pe. Jorge deseja que todas as famílias tenham tido um santo e abençoado Natal e que recebam o Ano Novo em clima de muita fé, paz e alegria cristã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade