O projeto “Comunidade Educadora – Construindo uma Comunidade Leitora”, iniciativa da Care Brasil que promove o acesso ao livro e o hábito da leitura em escolas e comunidades de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), acaba de ser enquadrado na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Com isso, empresas que investirem recursos na ação poderão abater 100% do valor doado do Imposto de Renda.
O projeto visa a formação gratuita de jovens mediadores de leitura para implantação de rodas de leitura em escolas e espaços públicos e a qualificação de professores para o incentivo à leitura de forma prazerosa. O projeto investe, ainda, na montagem de bibliotecas e acervos de qualidade nas escolas e espaços comunitários participantes do projeto. Em 2011, o Comunidade Educadora atuou em 32 escolas municipais e estaduais e em um posto de saúde de Duque de Caxias. Foram formados 215 jovens mediadores e 175 professores. Nas rodas, houve o registro de 8,7 mil participações (alguns jovens participaram em mais de uma roda).
Os cursos de formação de mediadores estimulam o senso crítico e criativo de crianças e jovens estudantes e profissionais da educação, valorizando tanto a voz quanto os conhecimentos locais e promovendo a participação protagônica do jovem tanto na escola quanto na comunidade. As rodas acontecem nas escolas, espaços comunitários e locais públicos como praças e postos de saúde. É o momento em que os jovens colocam em prática o que aprenderam durante os cursos de mediação e envolvem crianças, adolescentes e comunidade no mundo da literatura.
Empresas interessadas em investirem no projeto podem ligar para (11) 8612-2854 ou enviar e-mail para parceria@br.care.org. Mais informações podem ser obtidas no link http://bit.ly/uh6z6X.
O projeto Comunidade Educadora também é realizado em Francisco Morato (São Paulo), com a participação de 6 escolas estaduais e uma creche municipal. Em 2011, foram formadores 145 mediadores e houve 9,7 mil participações nas rodas de São Paulo.
Sobre a Care Brasil
A Care Brasil é uma ONG brasileira, com título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social.
A Care Brasil faz parte da rede da Care Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça) e está entre as cinco maiores ONGs do mundo. Com atuação em 87 países, a Care beneficiou mais de 82 milhões de pessoas apenas em 2010, através da implementação de 905 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.
Deixe o seu comentário