Muitos friburguenses conhecem Ruy de Almeida Keller. Talvez não o reconheçam no dia a dia, vestido com roupas normais, mas com sua roupa de Papai Noel ele leva alegria do Natal pela cidade há 20 anos. Contando sempre com o apoio de sua esposa, Martha Helena Éboli, e dos filhos Ítalo, Bruno e Heleandro, o ex-funcionário público leva o espírito natalino por Nova Friburgo.
No começo, Ruy apenas entregava pela Avenida Alberto Braune e escolas da cidade os bombons e balas da Ventura Chocolates. Ficou tão popular que, no ano seguinte, foi chamado por diversas entidades para alegrar o Natal, entregando presentes e doces. Ele animou eventos para a Prefeitura, supermercados, escolas, hotéis, creches, Correios, Bombeiros, além de continuar o seu trabalho pela principal avenida da cidade.
E ser Papai Noel não é fácil. Os preparativos para o Natal começam cerca de dois meses antes, quando começam os agendamentos para eventos. “Todo mundo tenta marcar um horário, logo a agenda fica cheia”, conta Martha. A barba e a roupa do bom velhinho também não são fáceis de usar. O tecido, apesar de leve, é bastante quente, mas Ruy parece não se importar com isso. “Esquenta muito, mas vale a pena”, declara.
Há cerca de oito meses, Ruy sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) que o deixou debilitado e impossibilitou suas atividades neste ano. Apesar de ter tido uma boa recuperação, em 2011 infelizmente as ruas da cidade vão ficar menos alegres durante o mês de dezembro. No entanto, Ruy e sua esposa, sempre muito otimistas, garantem que no ano que vem o Papai Noel volta para trazer ainda mais magia para o Natal dos friburguenses.
Deixe o seu comentário