Megaoperação policial tenta desarticular o tráfico de drogas em Nova Friburgo

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Megaoperação policial tenta desarticular o tráfico de drogas em Nova Friburgo
Megaoperação policial tenta desarticular o tráfico de drogas em Nova Friburgo

Dezenas de policiais civis da 151ª DP comandados pelo delegado titular Flávio Narcizo, o diretor da 7ª Divisão Regional de Polícia do Interior (DRPI), delegado Celso Couto, policiais militares do 11º BPM, da Agência de Inteligência (P2) do batalhão e do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, desencadearam ontem, 15, uma megaoperação em Nova Friburgo, denominada Gênesis, com o intuito de desbaratar quadrilhas que traficam drogas em diversas localidades do município. Por volta das 4h30 da madrugada de ontem, várias equipes das polícias e do GAP iniciaram uma varredura nos bairros Alto do Floresta, o Morro do Dedé, Alto de Olaria, Cordoeira, Rui Sanglard e nas Braunes, que se prolongou por todo o dia, a fim de cumprir pelo menos 16 mandados de prisão expedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal do município, Gustavo Henrique do Nascimento Silva.

Até o início da tarde, sete pessoas já haviam sido presas e serão ouvidas em depoimento. Outras quatro já estavam presas no Rio e foram acusadas de comandar atividades ilícitas de dentro da cadeia. A movimentação de familiares e amigos dos presos em casa também foi grande na 151ª DP, na Vila Nova. As prisões e apreensões realizadas durante a operação Gênesis são resultado de investigações nos últimos meses. A megaoperação visa desarticular quadrilhas que distribuem drogas em vários bairros periféricos de Nova Friburgo, principalmente no distrito de Conselheiro Paulino. Muitas, inclusive, segundo a polícia, ostentam poder e armamentos pesados e até de uso exclusivo das Forças Armadas. Há pouco mais de dez dias um fuzil 7.62 do Exército foi apreendido pelo 11º BPM numa casa do Alto de Olaria. Tudo isso sem contar a disseminação dos serviços de entrega de drogas a domicílio, o “tráfico delivery”, que culminou mês passado com uma prisão em flagrante em plena Avenida Alberto Braune.

Aliás, a repressão ao tráfico tem sido uma meta da unidade militar no município com apreensões constantes e quase que diárias, principalmente no Alto de Olaria, Alto do Floresta e Cordoeira. De acordo com estatísticas do 11º BPM, de março a outubro foram apreendidos, em incursões, mais de 271 quilos de cocaína e quase 30 quilos de maconha, além de 1,75 quilo de crack em operações de combate ao tráfico de drogas. Ao todo nesse período, 256 pessoas foram presas, nem todas por envolvimento com o tráfico, e recolhidas 88 armas de fogo.

Operação Gênesis realizada simultaneamente ao combate ao jogo do bicho no Estado

A movimentação policial durante todo o dia de ontem em Nova Friburgo ocorreu paralelamente a outra megaoperação desencadeada pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial do Crime Organizado (Gaeco), no Rio de Janeiro, Teresópolis, Pernambuco e Bahia, com a meta de capturar lideranças do jogo do bicho. A operação batizada Dedo de Deus reuniu aproximadamente mil policiais civis no Estado do Rio de Janeiro e teve até ações cinematográficas. Num voo rasante de helicóptero, policiais civis desceram de rapel na cobertura do bicheiro Anízio Abraão David, na Avenida Atlântica, Praia de Copacabana. Apreenderam joias e carros luxuosos, mas não o encontraram. A operação visou dar cumprimento a 60 mandados de prisão e outros 139 de busca e apreensão na tentativa de desarticular ainda as apostas e divulgação de resultados da contravenção penal pela internet na modalidade bicho high-tech, considerada uma afronta à polícia. Até o início da tarde a operação Dedo de Deus prendeu 25 pessoas, entre elas, o ex-prefeito de Teresópolis, Mário Tricano.

P2 prende casal com arma e maconha na Granja Spinelli

Dupla é suspeita ainda de espancar taxista em assalto semana passada

Homens da Agência de Inteligência (P2) do 11º BPM prenderam em flagrante na tarde de quarta-feira, 14, numa casa da Rua Maurílio Mendes da Silva, na Granja Spinelli, Diego da Silva Neves, 23 anos, e Andreza Teixeira de Souza, 32 anos. O casal escondia um revólver 32 numa sapateira no quarto e um tablete de maconha prensada na estante da sala. Diego e Andreza já vinham sendo investigados pela P2 desde a semana passada. Ambos são suspeitos de terem espancado o taxista Paulo Antônio da Silva durante um assalto na madrugada do último domingo, 11, na Rua Sabrina Abreu Aguilera, também na Granja Spinelli, mas negam a acusação.

A agressão a Paulo com chutes, socos e pontapés foi tão violenta que ele precisou ser internado no Hospital Municipal Raul Sertã. Mesmo bastante ferido, Paulo ainda contou a policiais do 11º BPM que um casal de negros havia solicitado uma corrida em seu táxi, o Siena azul, KMS 4652, nas imediações do Nova Friburgo Country Clube, por volta das 3h, logo após um show no local, e ao chegar no destino anunciaram o assalto, tomaram-lhe a féria do dia, entre R$ 600 e R$ 900, lhe espancaram e fugiram abandonando-o no próprio táxi.

O casal está na sala de custódia da 151ª DP por conta da apreensão da arma e da droga e será transferido para uma unidade carcerária da Polinter no Rio de Janeiro. O delegado Flávio Narcizo deverá convocar Paulo a comparecer à delegacia, a fim de reconhecer os suspeitos, embora na ocasião do assalto, o taxista tenha revelado que não percebera demais características físicas dos assaltantes por ter ficado nervoso.

Mulher atropelada por moto na Ponte da Saudade

Maria José da Silva Galvão Pinheiro, 59 anos, está internada no Hospital Municipal Raul Sertã desde quarta-feira, 14, de manhã, com ferimentos ocasionados por um atropelamento. Ela foi atingida pela moto preta, LLA 9413, na RJ-116, altura do quilômetro 76,5, nas imediações da Rodoviária Sul, no bairro Ponte da Saudade. A polícia apurou com testemunhas que Maria atravessou a pista de sentido a Nova Friburgo em meio a uma retenção de tráfego e na frente de um caminhão.

O piloto da moto, Ronaldo dos Santos Marinheiro, contou aos policiais que trafegava com velocidade média de 40 quilômetros por hora e ainda tentou desviar de Maria, mas não conseguiu frear a tempo e a atingiu. A vítima foi socorrida por uma equipe de resgate da concessionária que administra o trecho privatizado da rodovia e levada de ambulância para o hospital. De acordo com a equipe médica da unidade, Maria teve lesões graves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade