A VOZ DOS BAIRROS - Loteamento Tiradentes: em Amparo, bairro é referência de tranquilidade

sexta-feira, 09 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
A VOZ DOS BAIRROS - Loteamento Tiradentes: em Amparo, bairro é referência de tranquilidade
A VOZ DOS BAIRROS - Loteamento Tiradentes: em Amparo, bairro é referência de tranquilidade

Juliana Scarini

Um bairro tranquilo. Assim é o Loteamento Tiradentes, em Amparo, 4º distrito de Nova Friburgo. Segundo a historiadora Janaína Botelho, na década de 30 “a população do 4º distrito sempre desejou ser reconhecida como a ‘Amparo dos Inconfidentes’, região que teve sua formação iniciada por um inconfidente, que lutara pela liberdade do Brasil juntamente com Tiradentes. Mas essa assertiva incomodou a muita gente que tinha a história provando o contrário, ou seja, de que Amparo foi, na realidade, refúgio de um traidor, delator de Tiradentes”.

Também segundo pesquisas da historiadora, o morador mais antigo do 4º distrito, Eugênio Gripp, disse que a localidade sempre foi chamada de “Amparo” desde a Inconfidência Mineira. “Segundo ele, o sargento Jerônimo de Castro e Souza era compadre e companheiro de Tiradentes na conspiração. Jerônimo, com receio de ser preso, fugiu para Cantagalo e posteriormente obteve uma sesmaria (terras), onde hoje é Amparo. A denominação ‘amparo’ foi dada pelo próprio Jerônimo que se julgava livre, ‘amparado’ das perseguições contra os inconfidentes”, contou Janaína Botelho.

Dessa história, também surge o nome do loteamento. Quem visitar o local vai se surpreender com a tranquilidade e o clima acolhedor de cada rua e de seus moradores. Apesar de simples, o Loteamento Tiradentes é cercado de muito verde, assim como todo distrito de Amparo.

Porém, a reportagem de A VOZ DA SERRA constatou alguns problemas básicos de infraestrutura, como falta de calçadas ou, as que já existem, em péssimo estado. Problemas que deixam o local com aspecto largado. Segundo Valtair Mayer, presidente da Associação de Amigos e Moradores do Amparo (Assamam), o Loteamento melhorou muito com relação à entrega de correspondências devido ao posto da agência dos Correios localizado no centro do distrito. No que tange à segurança, Valtair diz que “não temos problema com isso. O Posto de Policiamento Comunitário (PPC) de Amparo nos dá bastante suporte e como aqui é um bairro pequeno, todos os moradores se conhecem e ficam de olho em pessoas diferentes”, destacou.

Um problema encontrado pela reportagem é a quantidade de lixos e entulhos depositados no meio da rua, que deixam o local com ar de abandono. Na maioria dos casos, são materiais de construção dispostos irregularmente em frente às casas.

Também segundo o presidente da Assamam é necessário que a Prefeitura colabore com a reforma da quadra poliesportiva do bairro que está com o piso prejudicado devido às infiltrações, causando riscos para as crianças. A quadra se tornou um símbolo importante para os moradores do local, já que agrega as crianças através do esporte. Além disso, ela também é utilizada pela Escola Tiradentes.

A Escola Municipal Tiradentes está passando por reformas que começaram em novembro de 2010 e estavam previstas para conclusão no fim do primeiro semestre deste ano, mas até o momento não foram concluídas. A unidade escolar atendia a aproximadamente 200 crianças distribuídas entre pré-escola e 9º ano. Com a reforma passará a ter dez salas ao invés de cinco, além de cozinha e banheiros novos. Desta forma, o número de vagas deve ter um aumento de quase 100%, atingindo um total de 380 a 400 alunos. O custo da reconstrução foi estimado em R$ 936.941,56.

Para Valtair, vale a pena esperar pela obra de reconstrução da escola, pois o bairro terá uma instituição mais moderna e que vai atender a mais alunos. Ele também destacou que a coleta de lixo, os orelhões públicos e iluminação pública estão atendendo bem aos moradores do Loteamento Tiradentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade