Diocese de Nova Friburgo comemora a padroeira Imaculada Conceição

quinta-feira, 08 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

José Duarte

A Igreja Católica de Nova Friburgo está em festa. Hoje, 8 de dezembro será realizada a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, padroeira principal da Diocese de Nova Friburgo. O padre Marcus Vinícius Brito de Macedo (pároco da Catedral São João Batista) elaborou uma vasta programação que começa nas primeiras horas da manhã:

08h: Santa Missa;

12h: Meditação dos mistérios luminosos do Santo Rosário com bênção do Santíssimo Sacramento;

19h: Santa Missa solene presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo diocesano de Nova Friburgo.

Já na Praça Dermeval Barbosa Moreira, os eventos começam às 20h30 com o Auto da Imaculada Conceição, coordenado pelo setor masculino dos Arautos do Evangelho. A seguir, haverá apresentação do Quinteto da Orquestra Sinfônica da Petrobras. A programação segue ainda nos dias subsequentes:

Dia 09, 20h: show com as bandas católicas Frutos de Medjugorje e Bom Pastor;

Dia 10, 20h: show com o Ministério de Música Graça Divina e a Banda Vida Reluz, no Ginásio Santa Paula Frassinetti do Colégio Nossa Senhora das Dores.

A Diocese de Nova Friburgo possui hoje 55 paróquias nos três vicariatos (sede, Norte e Litoral), 421 capelas e 63 pontos de celebração, distribuídos em 19 municípios das regiões Serrana e Centro-Norte fluminense, numa área de 9.815 quilômetros quadrados e população de 705.439 habitantes após o censo católico diocesano de 2009. Tem no Seminário Diocesano Imaculada Conceição, no Tingly, Nova Friburgo, uma de suas molas mestras, que forma, aproximadamente, entre sete ou oito padres por ano.

O governo da Diocese é chefiado pelo bispo D. Edney Gouvêa Mattoso, composto ainda pelo Monsenhor Alex Paiva Ribeiro (vigário-geral e pároco da Paróquia Santa Edwiges); Pe. Gelcimar Petinatti Celeste (vigário episcopal do Vicariato Sede e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria); Pe. Fábio da Cunha Felipe (vigário episcopal do Vicariato Norte e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro); Pe. Alexandre Antonio da Silva Guidio (vigário episcopal do Vicariato Litoral e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé); e Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo (reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição). Tal formação faz esta Diocese se destacar entre as demais da Regional Leste 1 da CNBB—Rio de Janeiro.

A PADROERA – Nossa Senhora da Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (mácula, em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição foi definida como universal em 1476 pelo Papa Sisto IV, e a santa solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus, em 8 de dezembro de 1854.

A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo anjo Gabriel como cheia de graça), bem como pelos escritos dos padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade