Hora Técnica recebe hoje o engenheiro Paolo Franchetti

quarta-feira, 07 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O programa Hora Técnica que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) leva ao ar nesta quarta-feira, 7, às 21h, pelo sistema RCA, trata da contribuição da engenharia de ambiente para a reconstrução de Nova Friburgo. Para debater o assunto, o presidente da Aeanf, o engenheiro civil José Augusto Spinelli, conversará com o professor adjunto da Universidade de Padova, na Itália, e sócio da Italianengineering Co.Ltd, o também engenheiro civil Paolo Franchetti. Entre as atividades desenvolvidas pelo convidado estão a recuperação de pontes, a reabilitação de edifícios e monumento históricos, ensaio dinâmicos experimentais, identificação estrutural e planejamento urbano. A intermediação é do jornalista Paulo de Carvalho.

Na primeira vez que Paolo Franchetti esteve em Nova Friburgo, ele participou da segunda edição do Rio Eco Rural, a fim de debater soluções capazes de promover o desenvolvimento rural sustentável através do fortalecimento da agricultura familiar, do cooperativismo e da agroindústria. Ele veio como diretor técnico da Energheia Nouva, que está em entendimentos com a Embrapa para fabricar biodiesel no país a partir de pinhão manso.

Durante os acontecimentos decorrentes da catástrofe de janeiro, ele esteve mais uma vez no município, colocando-se à disposição para ajudar na reestruturação do mesmo. Paolo é um dos peritos da Europa em questões de catástrofe e atuou nos terremotos da China. Ele é professor adjunto da Universidade de Padova para os cursos de Dinâmica de Estruturas e Projetos de Estruturas para Proteção Ambiental, além de professor visitante da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, onde pesquisa a vulnerabilidade sísmica das malhas e infraestrutura de rodovias.

Na qualidade de professor do mestrado europeu para análise estrutural de construções históricas e coordenador do grupo de trabalho em comportamento sísmico, proferiu palestra sobre experiências no reforço de obras históricas e monumentos na Itália. Na ocasião, Paolo afirmou que testes de choque, testes sônicos, tomografias e endoscopias são utilizados para determinar a distribuição do material no interior das estruturas e sua reação ao vento.

O telespectador que quiser fazer perguntas poderá entrar em contato através do telefone 2519-2003. Para saber mais sobre a Aeanf, enviar sugestões ou esclarecer dúvidas basta acessar o site www.aeanf.org.br ou enviar um e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade