Centenas de empresários, líderes empresariais e representantes das Associações Comerciais de todo o estado participaram em Campos dos Goytacazes do 7º Congresso da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj). Simultaneamente ao Congresso foi realizado o 7º Encontro Estadual Empreender e o 2º Encontro de Empreendedores e Jovens Empresários (Cejer).
A abertura oficial do evento contou com a presença do presidente da Facerj, Jésus Mendes Costa, do tenente da Polícia Militar de Campos, Rosembergue Gomes da Silveira, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes, do gerente regional da Firjan, Luiz Mário Concebida, do diretor do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha, de empresários e convidados.
Durante a solenidade, Jésus Mendes Costa saudou os presentes e falou sobre o contentamento em realizar a 7ª edição do Congresso em Campos, destacando que a cidade foi escolhida pela comemoração dos 120 anos da Acic e pelo seu excelente funcionamento. ”Parabenizo os ex-presidentes, ex-diretores e a todos os empresários que sempre acreditaram na Associação Comercial de Campos”, enfatizou Jésus.
A palestra motivacional de abertura foi realizada pelo consultor especialista em gestão de pequenas empresas, Rogério Gimba, e a palestra sobre as micro e pequenas empresas foi realizada pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e vice-presidente da Facerj, Cláudio Verbicário, que destacou, com muito entusiasmo, questões relevantes sobre o setor. Verbicário ressaltou que quem segura o país são as micro e pequenas empresas, mesmo não havendo uma secretaria para representar o setor que mais distribui renda no país. Ele falou ainda sobre a importância das associações comerciais: “Nós pertencemos à entidade que mais tem força no Brasil hoje, por isso devemos nos manter unidos. Vamos aumentar o número de associados, diminuir o valor das mensalidades e ajudar as pequenas associações para que elas possam crescer e se desenvolver”. O presidente da Facerj concordou, afirmando que o lugar das micro e pequenas empresas é nas associações comerciais.
Em um segundo momento foi realizado o 7º Encontro Empreender. A representante estadual do Empreender junto ao Sebrae, Flávia Guedes, e a representante do Empreender junto à Facerj, Selma Marra, fizeram uma apresentação sobre o Programa, agradecendo o apoio e a participação de todos os núcleos junto aos agentes de cada município, e abriram espaço para que cada cidade apresentasse suas ações. Entre elas: Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Macaé, Campo Grande, Valença, Barra Mansa, Santo Antônio de Pádua, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Itaguaí, Itaperuna, Bangu e Nova Friburgo—que ganhou destaque através dos trabalhos realizados pelo Grupo de Reparadores Automotivos Friburguenses (Graf)—e pelo segundo ano consecutivo conquistou o prêmio “Casos de Sucesso”.
Em entrevista, um dos representantes do grupo, Clay William Emerick, da Clickar Higtech, contou um pouco sobre a história do grupo, como tudo começou e as ações que ajudaram o Graf a conquistar, pela segunda vez, esse prêmio.
O GRAF
Clay Emerick: “O Graf surgiu em novembro de 2006. Partiu de uma iniciativa do Núcleo Estadual Automotivo (NEA) e da nossa consultora do Sebrae e da Acianf, Eliane de Castilho. Ela nos convidou para uma reunião preliminar e, de cara, o projeto teve uma boa aceitação”.
Benefícios
Clay Emerick: “O projeto mudou nossa visão! Os antigos concorrentes são, hoje, nossos parceiros. O Graf nos proporciona uma série de benefícios, como troca de conhecimento entre os participantes, maior acesso às informações relativas ao setor, treinamentos, palestras e consultorias”.
Resultados
Clay Emerick: “Quanto aos resultados, basta olhar para as empresas que, no começo, eram bem pequenas e hoje já conseguem se destacar no mercado. O projeto se tornou um programa e, atualmente, os benefícios são ainda maiores”.
Prêmio
Clay Emerick: “Receber o prêmio ‘Casos de Sucesso’ é uma honra para todos nós. O grupo vem trabalhando há seis anos, e o reconhecimento nos estimula a realizar novas ações”.
Ações do grupo
Clay Emerick: “Realizamos anualmente o ‘Pit Stop’, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, palestras sobre mecânica básica (ambos gratuitamente), realizamos o Congresso Estadual Automotivo e participamos do Congresso Nacional Automotivo, em Florianópolis. Esse ano também realizamos o curso de Mecatrônica Automotiva (Injeção Eletrônica), na Câmara Empresarial da Acianf em Conselheiro Paulino. Já havia uma grande demanda por esse curso, que há mais de 10 anos não era oferecido em Nova Friburgo. O treinamento foi uma iniciativa do NEA, realizado através do Programa Empreender, com o apoio da Acianf, do Sebrae RJ e da Facerj. Antes, nós ficávamos na dependência de que outras pessoas promovessem esse tipo de evento; agora, nos sentimos capacitados para realizá-los. Nossas ações já começaram a mobilizar grupos de outras cidades para a formação de novos núcleos automotivos, como Cachoeiras de Macacu e Cordeiro”.
Conselho
“Eu sou apaixonado pelo Programa Empreender, pois ele nos conduz para outra realidade. Com o Programa, recebemos diversas informações importantes, através do Sebrae e da Acianf, entre outros. Participamos, também, de uma série de palestras que nos ajudam a utilizar o nosso dinheiro da melhor maneira, a usar técnicas de marketing, técnicas de negociação com o cliente, com o fornecedor, entre outras coisas. Somos levados a um mundo em que o pequeno empreendedor tem dificuldades para administrar sem as ferramentas certas. Com o Programa Empreender a gente descobre acertando.”
Deixe o seu comentário