“Ninguém falou que seria fácil” em cartaz na próxima quinta no Municipal

segunda-feira, 05 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O grupo teatral Foguetes Maravilha apresentará na próxima quinta-feira, 8, às 20h, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, no Suspiro, a comédia que recebeu muitos elogios da crítica carioca e lotou teatros na capital em duas temporadas este ano: “Ninguém falou que seria fácil”, de Felipe Rocha, com direção de Alex Cassal. O espetáculo, que terá uma única apresentação em Nova Friburgo, mistura situações típicas do cotidiano e o inusitado com fragmentos de filmes franceses da década de 1970, dança contemporânea, dramas familiares e fábulas infantis. No palco promove-se um verdadeiro jogo de amarelinha para adultos, com situações bem comuns, que recriam embates violentos e delicados. O espetáculo destaca ainda o quanto cada adulto ainda reserva da época em que foi criança.

“Ninguém falou que seria fácil” faz ainda questionamentos bem comuns a qualquer pessoa: o que nos motiva a sair de casa e virar adultos? Como aprendemos a dividir e conviver com os outros? Por que você tem que sair para trabalhar? Para Felipe Rocha, “escrever esse texto interliga-se à experiência da paternidade, o momento em que torna-se pai, mas continua-se sendo filho, quando se revive a infância a partir do ponto de vista oposto ao que se tinha quando era apenas o filho”. Entre as marcas da narrativa da peça estão o humor, a ironia, os jogos de linguagem e as brincadeiras anárquicas de desconstrução e reconstrução das convenções teatrais. Um humor situado entre os Trapalhões e o grupo Monty Phyton; referências a um pop nostálgico, que vai de Jean-Paul Belmondo a filmes B de ficção científica. Tudo marcado por um desejo de liberdade narrativa.

O espetáculo do Foguetes Maravilha, que se destacou com o monólogo “Ele precisa começar” e a peça “Duas histórias”, traz ao palco o próprio autor, Felipe Rocha, com os atores Renato Linhares e Stella Rabelo. Alex Cassal assina a direção do espetáculo, que tem 90 minutos de duração. “Ninguém falou que seria fácil” tem apoio das secretarias estadual e municipal de Cultura e do Fundo de Apoio ao Teatro. 16 ANOS

Atores trocarão experiências e difundirão

artes cênicas com intercâmbios e oficinas

a partir desta segunda-feira

O grupo Foguetes Maravilha não virá a Nova Friburgo apenas mostrar seu trabalho quinta-feira que vem no Municipal. O elenco promoverá ao longo da semana um intercâmbio e oficinas com jovens atores de teatro para difundir técnicas de teatro, a criatividade e o improviso em cena e também a troca de experiências. A oficina “O processo criativo no teatro” acontecerá de segunda-feira, 5, a sexta-feira, 9, das 10h às 13h, no Teatro Municipal, no Suspiro. Já o intercâmbio com os alunos da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo também acontecerá de segunda-feira, 5, a sexta-feira, 9, sempre das 14h às 19h, no Municipal. Na sexta-feira, 9, às 19h, no palco do teatro será apresentado o resultado do intercâmbio com os alunos da Oficina-Escola. As oficinas são gratuitas. Basta se inscrever no próprio teatro no horário das atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade