Nova Friburgo entra em clima natalino com mais uma edição dos “Concertos na Catedral”. Desta vez, o destaque é o espetáculo “Cantatas de Natal”, que será apresentado na Catedral São João Batista neste sábado, 3, a partir das 19h. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Igreja Matriz São João Batista. O evento é gratuito.
As apresentações ficam por conta do Coro Lírico Acrópolis de Nova Friburgo e o do Coral Cantomusarte. No repertório, clássicos como “O Primeiro Natal”, de John Stainer, “Noite Feliz”, de Gruber, “Laudate Dominum”, de Mozart, “White Christmas”, de Irving Berlin, “Canto dos Sinos de Belém” (melodia escocesa), “Quem é o Infante” (Greensleeves), melodia inglesa, “É Meia Noite”, de Adolphe Adam, “Deo Gloria In Excelsis”, de Carole Stephens, “Pueri Concinite”, de Johann Von Herbeck, “Mille Cherubini in Coro”, de Schubert e o tradicional “Halelluja”, do oratório “O Messias” de Georg Friedrich Händel.
A cantata é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou laica, contendo normalmente mais de um movimento e cujo texto, em vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica. O gênero foi muito explorado no período barroco por compositores como Johann Sebastian Bach, que escreveu mais de duzentas cantatas.
Deixe o seu comentário