Copom anuncia a menor taxa básica de juros do governo Dilma

sexta-feira, 02 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Em reunião realizada na última quarta-feira, o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou novo corte, de 0,5 ponto percentual, na taxa básica de juros, a Selic, que passa de 11,5% para 11% ao ano.

Segundo relatório emitido pelo grupo, a principal justificativa para a continuidade dos cortes se dá no cenário internacional, com crise na Europa e lenta recuperação Norte Americana, deixando o BC temeroso quanto à atividade econômica do Brasil para 2012.

Com o corte, o governo pretende estimular o consumo, de forma a compensar as perdas geradas pela baixa nas exportações, principalmente, para os países diretamente afetados pela crise econômica europeia.

Esta decisão, aliada ao recebimento do 13° salário e às compras de fim de ano, pode ser propulsora para que o país entre em 2012 com uma atividade econômica bem acima da atual.

Para isso, os bancos devem ser rápidos em repassar este corte para suas linhas de crédito diversas, beneficiando, na ponta final, o consumidor. A exemplo do realizado pela Caixa Econômica, anunciando, minutos depois do relatório do Copom, melhores condições para ofertar crédito aos seus clientes, sejam pessoa física ou jurídica.

Até a próxima semana.

PESQUISA

A pesquisa de preços do Núcleo da Universidade Candido Mendes é realizada sempre às segundas-feiras, no horário entre 15h e 18h, em seis supermercados, com produtos que integram a cesta básica pesquisada nacionalmente. Os valores estão sujeitos a mudanças, dentro de critérios adotados pelos lojistas.

A pesquisa calcula a variação percentual de cada produto, o preço médio de cada item e o valor total gasto mensalmente com cada um deles, considerando-se as quantidades propostas pelo Dieese.

Compare os preços dos produtos que constam em sua lista e faça boas compras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade