A mostra comemorativa pela chegada da energia elétrica em Nova Friburgo e da industrialização do município prossegue na Usina Cultural Energisa. Aberta no último dia 17 com a presença de convidados e imprensa, a exposição reúne vários painéis de fotos e textos sobre o processo de industrialização do município, que teve início em meados de 1910 com a chegada dos empresários alemães.
Quem visitar a mostra poderá conferir uma rica história que começou com a vinda de Julius Arp para Nova Friburgo e a fundação da Empreza de Eletricidade Julius Arp, que se transformou na Cenf, atual Energisa. A instalação da Arp, seguida pelas fábricas Ypu, Filó e Haga, culminando com o surgimento do polo de moda íntima, são apresentados com detalhes na exposição.
Um dos fatos que mereceu destaque especial na mostra foi o episódio conhecido como A Noite do Quebra Lampiões, quando a população revoltada saiu às ruas em protesto à resposta negativa dada pelo Legislativo Municipal ao pedido de concessão para explorar o fornecimento de energia elétrica feito por Julius Arp. Exigindo a instalação da luz na cidade, a população saiu determinada a destruir todos os lampiões a óleo que ainda iluminavam as vias friburguenses e terminou por invadir a Câmara Municipal, quebrando todo seu mobiliário. A concessão foi finalmente entregue a Julius Arp, que inaugurou sua fábrica em 24 de maio de 1911.
Vale a pena conferir a mostra, que celebra também os dez anos de fundação da Usina Cultural Energisa e fica em cartaz até o fim do ano. A entrada é franca e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. A Usina Cultural fica na Praça Getúlio Vargas 55, Centro. Para mais informações o telefone é 2102-2523.
Deixe o seu comentário