Nesta quarta, 30, às 21h, o programa Hora Técnica, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf), abordará o tema “Aspectos técnicos e políticos do debate sobre telecomunicações em área rural”, com o objetivo de informar sobre a lei 9.998/00—que propõe a universalização dos serviços de telecomunicações.
Para conversar sobre o tema, o programa receberá o engenheiro eletricista Juarez da Costa Pereira, coordenador da Câmara Técnica de Engenharia Elétrica, e o deputado Rogério Cabral, presidente da Comissão de Agricultura (Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembleia Legislativa do Rio—Alerj). A intermediação do debate entre os convidados é feita pelo jornalista e apresentador do Hora Técnica, Paulo Carvalho.
O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) se propõe a cobrir parte dos custos para a instalação de telefones públicos ou a criação de facilidades de comunicação via internet, para escolas e bibliotecas, em favor de estudantes de todas as idades. O objetivo é fazer deste importante recurso uma forma de corrigir as desigualdades sociais a partir da implantação de facilidades na área de comunicação.
O Fust é formado pela contribuição de 1% da receita operacional mensal de empresas públicas e privadas, prestadoras de serviços de telecomunicações. Instituído pelo governo federal com o objetivo de expandir o uso das telecomunicações no país, o Fust já arrecadou cerca de R$ 11 bilhões desde 2000.
Além dos aspectos políticos e legais, também será questionado os aspectos técnicos envolvidos na questão, o motivo pelo qual os recursos estão detidos—e quais os entraves técnicos para uma democrática universalização das telecomunicações.
O programa Hora Técnica é ao vivo e os telespectadores podem fazer perguntas pelo telefone (22) 2519-2003 e tirar outras dúvidas através do e-mail aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário