Depois de distribuir mais de 100 kits com ferramentas de trabalho, o projeto “Somando Forças com a Região Serrana”, da Care Brasil, continua atuando na reconstrução da vida de vítimas atingidas pelas chuvas de janeiro. Entre esta quarta, 30, e 6 de dezembro, a ONG vai realizar oficinas de gestão de negócios para cerca de 200 microempreendedores de Nova Friburgo.
Participarão das oficinas costureiras, manicures, doceiras, salgadeiras, comerciantes, açougueiros e agricultores que receberam os “Kits Reposição Econômica”, os quais continham as ferramentas de trabalho para repor sua capacidade produtiva prejudicada com as enchentes.
Com duração de um dia, as oficinas serão dadas pela coordenadora do Programa de Microfinanças da ONG, Patricia Machado, e têm o objetivo de sensibilizar os participantes para a necessidade de organização e planejamento das atividades produtivas a partir do fortalecimento de algumas competências empreendedoras. Serão abordados conteúdos como planejamento, mix de marketing e gestão financeira dos negócios (elaboração de livro caixa e calculo de lucro). As atividades acontecerão no Colégio Estadual Eduardo Breder (dias 30 de novembro e 2 de dezembro), na sede da Firjan (1º e 6 de dezembro) e na Escola Municipal Estação do Rio Grande (3 e 4 de dezembro), todas das 13 às 19 horas.
Em Nova Friburgo, 139 empreendedores já receberam Kits “Reposição Econômica”. O Projeto Somando Forças com a Região Serrana também já distribuiu 200 “Kits Lar”, com móveis e utensílios domésticos, e 42 “Kits Reforma”, com materiais de construção, em Teresópolis.
Parceria - O trabalho da Care Brasil na Região Serrana é possível graças ao investimento de indivíduos e das seguintes empresas (que em alguns casos também engajaram colaboradores e/ou clientes): Walmart, Vale, Bank of America Merril Lynch, Kraft Foods, Vostu, Levi Strauss, HSBC, JP Morgan, Pfizer, PriceWaterhouseCoopers, B.Braun e Machado Associados. Outras empresas apoiaram a Care Brasil mobilizando seus colaboradores e/ou clientes e fornecedores: Accenture, Banco Santander, Banco Societe Generale, Cisco, Dow Química, Escola Britânica de São Paulo - Saint Paul´s School, Good Card Embratec, Nike e Votorantim Metais. O Instituto C&A doou bens materiais. A União Europeia, por meio do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (European Commision Humanitarian Aind Departament—ECHO), também investe no trabalho da Care Brasil na região.
Primeira fase - Na fase emergencial, ou seja, nos primeiros meses após o desastre, a Care Brasil distribuiu em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo 3,2 mil kits com roupas de cama e banho e produtos de higiene e limpeza; doou 400 itens (alimentos e roupas novas) para uma creche, viabilizou alimentos com alto valor de proteína, condimentos, farinha de milho e remédios para tratamento de piolhos em sete abrigos. Forneceu ainda mil metros de lona para a contenção de encostas e prevenção de novos deslizamentos. Também foram doadas cestas de alimentos e roupas para cerca de 50 famílias e cadastradas 500 famílias em situação de vulnerabilidade. Cerca 1,9 mil pessoas participaram de oficinas sobre cuidados básicos com saúde e direitos humanos. Ao fim da primeira fase, a Care realizou ainda um seminário sobre a construção de cidades mais seguras e sensibilizou 50 líderes comunitários no tema da Redução de Riscos de Desastres (RRD).
Sobre a Care Brasil - A Care Brasil é uma ONG brasileira, com título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social.
A Care Brasil faz parte da rede Care Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça) e está entre as cinco maiores ONGs do mundo. Com atuação em 87 países, a Care beneficiou mais de 82 milhões de pessoas apenas em 2010, através da implementação de 905 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.
Deixe o seu comentário