Juliana Scarini
Uma noite de sonhos, alegrias e sentimentos. Assim foi o sábado, 26, na premiação de VI Concurso de Trovas do Grêmio Português, que reuniu muitos amigos e convidados. Este ano o concurso ofertou o Troféu Elizabeth Souza Cruz, uma forma de homenagear a escritora integrante da União Brasileira de Trovadores (UBT).
Antes da premiação, foram convidados a fazer parte da mesa a presidente do Grêmio Português, Theresa Cariello, o vice-presidente Antônio Álvaro Mathias, a professora Selma Ferro, Eva Bitó, da colônia da Hungria representando as demais colônias, a convidada Elizabeth Souza Cruz e o secretário de Cultura Roosevelt Concy.
“É um prazer estar aqui hoje, recebendo essa homenagem do Grêmio Português, que é um grande amigo da UBT”, disse a homenageada Elizabeth Souza Cruz. Eva Bitó, representando as colônias, lembrou que um país sem cultura e sem tradição é um país sem memória, e parabenizou o Grêmio por honrar a sua tradição.
Segundo Roosevelt Concy, “todos sabem que Nova Friburgo é o berço da trova e, como tenho dito, a reconstrução que queremos não acontece apenas com cimento e areia. É preciso reconstruir a vida das pessoas com orgulho, estima e alegria”, destacou, parabenizando o Grêmio Português pela iniciativa, que lotou a sede da instituição.
Logo após a entrega dos prêmios foi aberto o Natal do Grêmio Português, com apresentação de “Presépio” com as Seresteiras da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD), juntamente com o maestro Alfredo Cunha e o músico Felipe Ventura, que deram um show à parte cantando diversas músicas natalinas.
Vencedores do VI Concurso de Trovas do Grêmio Português
Tema: Humor – Rapariga
1º lugar: Rodolpho Abbud
2º lugar: Ana Maria Motta
3º lugar: Terezinha Tavares
Tema: Lírico-filosófico – Caminho
1º lugar: Terezinha Tavares
2º lugar: Cirléia Neves
3º lugar: Ana Maria Motta
Deixe o seu comentário