Editorial - Ponto de honra - 12 a 14 de novembro 2011

segunda-feira, 14 de novembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A PRESIDENTE eleita Dilma Rousseff quando de sua posse em janeiro, deu o tom de que veio para avançar na gestão das políticas públicas e, além da educação, a saúde ganhou destaque em seu primeiro discurso após o resultado das urnas. Mas a ampliação dos serviços do SUS, como ela prometia, não teve efeitos na rede pública hospitalar, da qual Nova Friburgo é parte integrante.

A EXPECTATIVA nacional pela melhoria do serviço médico prestado na rede pública deve provavelmente ter sido o apelo eleitoral que mais pesou na hora de eleger a sucessora de Lula. O caos na saúde verificado no cotidiano de todas as cidades brasileiras mostra, infelizmente, que o clamor social não teve resposta do governo.

OS MUNICÍPIOS fora da Região Metropolitana do Rio, como Nova Friburgo, sentem a falta de um serviço mais ampliado. Não é difícil constatarmos filas à porta do Hospital Raul Sertã com pacientes em busca de uma marcação de consulta para o próximo ano, se chegarem até lá.

ACABAR com este quadro de vergonha nacional é, pois, um desafio que não se impõe somente ao gestor em Brasília. Também requer o empenho estadual e, na ponta do atendimento, o governo municipal, que, efetivamente, cuida da população.

É SABIDA a carência de recursos humanos e técnicos do HRS para dar atendimento digno a uma população que não se restringe a Nova Friburgo. Centro de referência médica na região, o município ainda sente falta de serviços que levem em conta a regionalização da saúde com a melhoria da qualidade de vida de habitantes de mais de 10 municípios.

ALGUNS setores sensíveis da iniciativa privada estão colaborando com a Prefeitura e, de resto toda a população, para a melhoria dos serviços do HRS. Porém, mais importante ainda deve ser o compromisso da Prefeitura ao dar apoio total à gestão da saúde pública com a ampliação do quadro médico e ao aprimoramento do atendimento aos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade