Nova Friburgo disputa
final do Estadual de Rugby
Jogo com o Guanabara será neste sábado
na Vila Olímpica de Cachoeiras de Macacu
Girlan Guilland
No próximo sábado, 12, o time de rugby de Nova Friburgo estará disputando a final do campeonato estadual pela Copa Rio 2, em jogo com o Guanabara. A partida será realizada num dos campos da Vila Olímpica do vizinho município de Cachoeiras de Macacu, a partir das 16 horas.
Todo o time está muito otimista quanto à vitória, que garantirá o título de campeão, e vem se empenhando nos treinos semanais dos sábados. Mas a participação e o desempenho da equipe nas disputas ao longo deste ano de 2011 já são considerados uma grande conquista, principalmente em função das enormes dificuldades superadas pela equipe.
“Enfrentamos todo o tipo de adversidades este ano, inclusive ficando sem campos para treinos em razão da tragédia climática de janeiro, que também atingiu residências e familiares de alguns atletas”, disse o presidente do time, Juliano do Espírito Santo, o Juca, acrescentando ainda que o fato de ter chegado à disputa da final é muito importante. Ele ressalta ainda a atuação do treinador do time, professor Fernando Esteban, contratado pela equipe para um trabalho durante este segundo semestre.
Inclusive, também lembra o presidente do time, a tabela da Copa Rio 2 previa alguns jogos em Nova Friburgo, “mas que não puderam ser realizados aqui, devido as dificuldades de campo em bom estado e em tempo viável para os jogos, obrigando assim a equipe a se deslocar em todas as partidas para fora de casa, o que representou um esforço ainda maior”.
MOBILIZAÇÃO DA TORCIDA - A final, anteriormente programada para o dia 22 de outubro, foi transferida pela própria Federação. Coincidentemente, a final do estadual de rugby ocorrerá no dia em que se completam os dez meses do fatídico 12 de janeiro, de lamentáveis lembranças para a Região Serrana e é uma bela demonstração de superação da equipe local, que conta com os importantes patrocínios da Stam Metalúrgica, Frigodário Perdigão, Cartório Braune, Mais 1 Chopperia e Sinuca e Core 360º, academia oficial do time.
Também anteriormente programado para acontecer na Barra da Tijuca, o jogo do próximo sábado, 12, sendo realizado em Cachoeiras de Macacu—mais próximo de Nova Friburgo—propiciará que a torcida friburguense seja mobilizada para dar uma força especial ao time.
Assim, jogadores, treinador e o presidente do Friburgo Rugby Football Clube, o Juca, convidam a todos para prestigiarem o time local, a partir das 16 horas, na Vila Olímpica de Cachoeiras (à margem da RJ 116), próximo ao Pórtico daquele vizinho município.
O Friburgo Rugby na elite fluminense - Tendo iniciado suas atividades em 12 de março de 2007, a partir das ideias e ações de um grupo de amigos friburguenses, liderados por Guilherme Braune, o Friburgo Rugby Football Clube consistia no projeto inicial da criação do primeiro time de “Rugby” de Nova Friburgo, com o principal objetivo de difundir o esporte na cidade. Mas em pouco tempo se pode notar a garra e determinação da equipe, o que levou o time a um alto nível de competição, sendo que já no ano de 2008 a equipe friburguense sagrou-se Campeã Estadual da Série B, fato que abriu as portas para o time participar da Elite do Rugby Fluminense.
Inclusive, essa participação do time friburguense, agora, na final Estadual, coloca o Friburgo Rugby entre os maiores times do Estado: além do Guanabara, o Niteroi Rugby e o Rio Rugby—tradicionais equipes que foram superadas nas etapas eliminatórias.
As conquistas não pararam, dentro e fora de campo: Taça Bronze Torneio Cariocas da Gema (2007); Campeão Fluminense Série B - 2008 Union (15 X 15); Campeão do 1° Aberto de Beach Rugby de Itacoatiara (Niterói- 2008); Taça Bronze Lorena/SP (2007 / 2008); Quarto Lugar Campeonato Estadual A (2009); Quinto Lugar Campeonato Estadual A (2010); Terceiro Lugar Campeonato Estadual Seven 2010 (Modalidade Olímpica 7 x 7); Oitavo Lugar da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro Seven (2010); e Convocação e participação ativa de sete jogadores na Seleção Fluminense Juvenil.
ASCENSÃO - O rugby é disputado em mais de 120 países, sendo um esporte extremamente popular, sobretudo em países de colonização inglesa (como Austrália, Nova Zelândia e África do Sul), mas também é muito popular em diferentes países como Argentina, Uruguai, Chile, EUA, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, Rússia, Romênia, Japão, Coréia do Sul, China, entre outros.
No Brasil, ainda há um grande potencial a ser descoberto para a modalidade esportiva, que movimenta milhões de fãs pelo mundo todo. A Copa do Mundo de Rugby, por exemplo, é o terceiro evento esportivo do planeta, com audiência de mais de quatro bilhões de pessoas. Patrocínios, público, estádios e espetáculos dignos de comparação aos Mundiais de Futebol e Olimpíadas—os dois primeiros eventos da lista. Apesar de não ser tão conhecido pelo grande público brasileiro, o rugby vem crescendo de forma bastante expressiva no Brasil.
As seleções brasileiras de Rugby servem como um bom referencial do otimismo e evolução do esporte no país. Nos últimos três anos, o Brasil projetou-se da 45ª para a 27ª posição no ranking da Internacional Rugby Board (IRB) na categoria Masculina Adulta. Além disso, desde 2008, o Brasil conquistou o direito de participar da divisão de elite do campeonato sul-americano, que conta com apenas os quatro países melhores qualificados na Consur (Confederação Sul-Americana de Rugby).
Já na categoria Feminina, a seleção brasileira conquistou a 10ª posição no último campeonato mundial realizado em Dubai-EAU (2009)—a melhor posição alcançada por uma equipe brasileira em mundiais.
Lutador friburguense
conquista vice-campeonato
em Miami (EUA)
O lutador friburguense Alberto Pinto, conquistou no fim da semana passada, o 2° lugar no Miami International Open IBJJF Championship, realizado em Miami, Flórida (EUA). Ele disputou pela categoria Ultra Heavy e o resultado final foi:
1°: Marcos Ventura (Gracie Team Elite)
2°: Alberto Pinto (EDBJJ)
3°: Nathan Simons (The Avengers)
4°: Jonathan Chaux (Carvalho Jiu-Jítsu)
O atleta é uma das grandes esperanças do jiu-jítsu friburguense, exatamente no momento em que a modalidade cresce no município, inclusive sendo muito procurada por mulheres também.
Deixe o seu comentário