CMDCA realiza conferência municipal e elege delegados

quarta-feira, 09 de novembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Como evento preparatório para as conferências regional, estadual e nacional, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo (CMDCA-NF) realizou, no último sábado, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo, no auditório do Centro Administrativo César Guinle.

Com o auditório lotado, o evento teve a participação de alunos e representantes de diversas escolas como Padre Rafael, Dante Magliano, Dermeval Barbosa Moreira, Monsenhor José Antonio Teixeira, Odette Pena Muniz, Juscelino Kubitschek e Rui Barbosa.

A abertura do evento contou com a presença do representante do prefeito Dermeval Neto, o secretário de Cultura, Roosevelt Concy, que destacou o fato do presidente do CMDCA ser também o secretário de Educação, Marcelo Verly, pois isso conferia mais agilidade e facilidade na implementação das ações do conselho. Roosevelt se disse feliz com o auditório lotado, o que mostrava o grande interesse sobre as propostas que seriam discutidas. Para o representante do prefeito, a conferência era uma etapa muito importante, pois acontecia meses após a tragédia de janeiro, e que seria, também, uma base importante para o trabalho a ser realizado. Roosevelt afirmou que a recuperação de Nova Friburgo depende de um pacto federativo entre o município, Estado e a União, tanto quanto depende de um pacto liderado pela sociedade em geral, buscando o resgate da autoestima e do orgulho dos friburguenses. “Todos somos responsáveis pelo futuro, muito mais do que antes”, concluiu o representante do prefeito.

O anfitrião do evento e presidente do CMDCA, o secretário de Educação, Marcelo Verly, apresentou a palestra magna, que abordou o tema “Nova Caminhos: Garantindo Direitos Humanos da Criança e do Adolescente”. O presidente iniciou sua fala dizendo que “Nova Friburgo deixou de ser o que era, e ainda não somos o que haveremos de ser”. Ressaltou que apenas 10% a 15% dos alunos do 9º ano da rede municipal entram no ensino médio, segundo informações da subsecretaria pedagógica, o que é um dado muito preocupante. Para Verly, talvez o modelo atual do ensino não seja atrativo para os jovens e que mudanças precisem ser realizadas para que eles se interessem em permanecer estudando.

Verly destacou vários direitos das crianças e adolescentes, como acesso à educação, saúde, alimentação e disse acreditar que a conferência poderia ser o marco zero para reestruturar o município para cumprir efetivamente os direitos estabelecidos para crianças e adolescentes.

O presidente do CMDCA também destacou o uso das redes sociais para maior interação e melhor entendimento sobre o pensamento dos jovens atualmente. Marcelo Verly concluiu a palestra magna com três palavras-chave: mobilização, implementação e monitoramento. Estes são os pontos centrais para que os direitos da criança e do adolescente sejam realmente respeitados e cumpridos.

Em seguida, o professor e vereador Edson Flávio Coelho, presidente da Comissão dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Câmara Municipal, apresentou os temas “Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes” e “Proteção e Defesa dos Direitos”. Logo após, foi a vez da promotora do Ministério Público estadual, Dra. Simone Gomes de Souza, apresentar os temas “Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes”, “Controle Social da Efetivação dos Direitos” e “Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Após as apresentações, foram discutidas as diretrizes que seriam votadas para que a conferência municipal leve para a regional as propostas defendidas por Nova Friburgo. Como a discussão se alongou, foi decidido que ela seria suspensa para que fosse realizada a eleição dos delegados que representarão o CMDCA–NF nas conferências regional e estadual pelo município, mas que a discussão das propostas seria finalizada em assembleia ordinária do Conselho durante a semana.

Os delegados eleitos, representando o governo municipal, foram: Marcelo Verly de Lemos, efetivo, e Andrea Amador Storck, suplente; representando a sociedade civil: Salomão Bernstein, do Instituto Girassol, efetivo, e Sandra Castro, da Sociedade Euterpe Lumiarense, suplente; representando o Conselho Tutelar: Sebastiana Gripp, efetivo, e Claudia Carvalho Oliveira, suplente; representando os adolescentes: Sammuels da Silva Medeiros Souza, efetivo, e Renata da Silva Cabral, suplente, ambos da escola municipal Alberto Meyer.

Antes do início do debate sobre as propostas, a aluna da escola municipal Iza Saippa, Maria Eduarda Pires Bessa, foi homenageada pela escolha do seu desenho, que ilustrou todo o material de divulgação do evento.

Prestigiaram o evento as seguintes autoridades: o vereador Marcos Medeiros; o presidente do Instituto Pró-Líbera de São Paulo, Josef Yaari; o secretário de Esportes, Frank James Fernandes; a subsecretária de Cultura, Merilandy Schitino Mello; e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Eduardo Cavalcante, entre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade