A Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD) realiza entre os dias 7 e 11 a Semana de História Contemporânea, com diversas palestras e apresentações de trabalhos e pesquisas dos alunos do curso de História. O evento conta com o apoio da Associação de Docentes—DCE Mário Prata. No primeiro dia, 7, às 18h, o professor mestre Victor Emrich e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Marxismo abordarão o tema “140 anos da Comuna de Paris”.
Às 19h45 haverá apresentação de trabalhos dos alunos de História VIII com o tema As “Revoluções Russas de 1917” e “A Revolução Cubana”. Haverá também, lançamento da revista “Novos Temas” do Instituto Caio Prado Junior.
Já na terça, 8, às 19h45, a Semana de História da FFSD fará o lançamento do livro “Gramsci e o Conceito de Hegemonia” do professor doutor Ricardo Costa. No dia 9, às 18h, os alunos de História VI apresentarão trabalhos sobre a “Indústria Cultural, Ideologia e Poder”. Às 19h45 “O golpe de 64 e a Hegemonia Burguesa no Brasil” também serão temas abordados pelos alunos.
Na quinta, 10, apresentação de mais trabalhos sobre “Cultura e participação nos anos 1960”, além da exibição do filme “A Geração Bendita: rebeldia e contracultura em Nova Friburgo”, com os professores João Raimundo de Araújo, Renato Côrtes Teixeira e Carlos Bini.
O último dia da Semana de História Contemporânea, sexta, 11, às 18h, traz a apresentação do documentário “Marighela” de Silvio Tendler. Às 19h45 os alunos de Geografia VI e VIII juntamente com o professor mestre Sidney Cardoso falarão sobre “O Legado de Milton Santos”.
FFSD: Rua Monsenhor Miranda 86, Centro. Informações: 2522-2900.
Deixe o seu comentário