Amine Silvares
O embaixador húngaro Csaba Szijjártó esteve em Nova Friburgo pela primeira vez no domingo, 30, para conhecer melhor o município e sua pequena colônia húngara. Após passar quase dez dias viajando pelo país pelas comemorações pelo Dia da Hungria, celebrado no último dia 23, com uma comitiva do país europeu, Szijjártó veio aproveitar as belezas da serra fluminense.
A visita a Nova Friburgo foi extraoficial, por isso o embaixador trouxe apenas sua esposa, Edith Szijjártó. Os dois foram embora na manhã de terça-feira, 1, e seguiram para Teresópolis e Petrópolis. De acordo com Eva Bito, o casal aproveitou bastante a sua estadia e visitou alguns pontos turísticos. Ambos ficaram bastante emocionados ao visitar a Praça das Colônias, que foi severamente afetada pela tragédia de janeiro e prometeram tentar trazer uma forte ajuda para reconstruir este importante espaço.
Para ajudar a reconstruir a Praça das Colônias, que fica no Suspiro, o embaixador sugeriu uma ação coletiva com a participação de todos os países que fazem parte do local. Antes do projeto se tornar realidade, será necessário um estudo da área e planejamento para organizar melhor e diminuir os riscos.
Durante a entrevista em português, o simpático embaixador contou que gosta de futebol e que gosta da música brasileira e de diversos gêneros musicais como samba e o forró, e se declarou um grande fã do repente. “É realmente fantástico”, afirmou. “Existem coisas parecidas em Portugal, Espanha e Itália, mas não é como aqui”, concluiu. Ele esteve no Brasil pela primeira vez em 1987 com sua banda, Mákvirág, e teve a oportunidade de assistir a um jogo do Botafogo. Na ocasião, o presidente do clube deu uma camisa do time de presente para ser levada ao presidente.
Como parte de novas ações para estreitar os laços entre o Brasil e a Hungria, Csaba Szijjártó prometeu trazer artistas húngaros para se apresentar na próxima edição do festival de inverno de Nova Friburgo. Para ele, o intercâmbio cultural é uma ótima forma de expandir as relações com outros países.
Deixe o seu comentário