Friburgo Vôlei Clube/Friburguense conquista 3° colocação na 5° etapa da Liga Rio
A sede do Marina Barra Clube (RJ) recebeu a 5° etapa da Liga Rio Vôlei categoria sub13 feminino. Na fase inicial a equipe do Friburgo Vôlei Clube/Friburguense ficou com a 2° colocação em seu grupo, disputando a semifinal contra a forte equipe do Marina Barra Clube, que conquistou o título de campeão desta rodada. O time local terminou em 3° lugar na etapa e mesmo tendo participado de apenas duas das cinco etapas que compõem a temporada está classificado na 6ª colocação geral.
Na disputa da categoria sub13 feminino, as atletas do Friburgo Vôlei Clube/Friburguense, sentiram muito o fato de a grande maioria estar realizando sua primeira viagem competitiva. A tensão e o nervosismo não permitiram que a equipe realizasse em quadra o mesmo voleibol demonstrado nos treinamentos e amistosos. Segundo o treinador Rondineli, “esta reação é normal e previsível considerando que é um time muito jovem, composto em sua maioria por atletas entre 11 e 12 anos, que estão sendo preparadas para o campeonato de 2012. Ao disputar algumas etapas de 2011 contra equipes mais experientes e demonstrando potencial para disputar o título da próxima temporada, nossas jovens atletas nos enchem de otimismo. Neste mês de novembro, ocorrerá a última etapa deste ano e novamente levaremos nossas jovens atletas para adquirir mais experiência para 2012”, afirmou o treinador.
A equipe sub13 feminino participou com as seguintes atletas: Alice Maia Soares Silva, Ana Olívia Sanches Vasques, Carolina Erthal do Nascimento, Carolina Ruiz de Mattos, Caroline Guimarães Monteiro, Gabriela Oliveira Larica, Isabella Gonzales Tardelle, Luane Riedmann, Luiza Boscolo Muylaert, Manoela Lopes D’Oliveira dos Santos, Maria Antônia Andrade Teixeira, Mariana Gomes Kale Martins, Nayara Scardine Paulino Machado e Victória.
A participação da equipe contou com apoio da Padaria Superpão, Jopy Confecções e Alô-Plaspel. O projeto visa preparação competitiva para a modalidade, com participação em competições locais e estaduais. As pessoas interessadas em matricular seus filhos podem fazer contato com Gustavo pelo telefone 8125-2150.
Superando dificuldades
em busca de um lugar ao sol
Dos jogadores que estão no Friburguense para a Copa Rio, um deles chama atenção pela experiência que passou no primeiro semestre de 2011. Washington da Silva Gindren, 22 anos, foi testemunha ocular de que quando Deus quer, nada é impossível. Ele é remanescente do grupo do time do Carapebus que subiu da terceira para a segunda divisão do Campeonato Estadual, em 2012.
O atleta começou a jogar bola com 11 anos de idade, no Nova Geração, uma escolinha de Macaé, onde ficou um ano e meio. Depois foi para a Escola Barroco Lopes, convidado pelo proprietário da escola; em seguida, para o Rio Macaé, onde jogou também futsal num período de seis anos; em 2006 jogou no time juvenil do Madureira; em 2007 se transferiu para o Fox Cruzeiro de Itaúna (MG), e no mesmo ano voltou para o Rio de Janeiro, onde passou por uma experiência no Vasco da Gama. Não quis ficar, porque já estava desiludido com o futebol: “Bateu o desânimo por causa das muitas idas e vindas, sem me fixar em lugar algum”, lembrou. Em 2008, o Macaé o contratou para jogar a Taça Octávio Pinto Guimarães; em 2009 atuou primeiro nos juniores e depois no profissional do Riostrense na segunda divisão do Campeonato Carioca. Em 2010, voltou a parar de jogar.
Agora no Friburguense tem um sonho: fazer uma grande Copa Rio pelo Friburguense, se possível o Estadual de 2012, ir para um grande clube, quem sabe o Vasco, seu time do coração, e finalmente chegar à seleção brasileira.
A experiência fantástica vivida no primeiro semestre, no Carapebús pela terceira divisão que culminou com a classificação do clube para a segundona carioca em 2012, foi o seu maior incentivo: “Foram seis meses jogando bola, sem receber um tostão. Mesmo assim, fui um dos artilheiros com 15 gols e considerado o melhor jogador da terceira divisão carioca”.
Agora, ele espera a oportunidade certa para casar: “Tive uma experiência nova no início do ano e outra agora no Enem. Acredito que sem educação não chegaremos a lugar nenhum. Fiz a prova porque se passar, vou tentar fazer uma faculdade, e o primeiro passo será o Prouni. Estou com muita fé de que vou passar”, torce o meia.
O Brasil Dourado no Pan de Guadalajara
Sem comentários a organização do Pan Americano de Guadalajara encerrado domingo passado. Simplesmente, perfeita. Os 42 países da América Latina participaram com 6.003 atletas em 43 modalidades disputadas, revelando novos valores que, com certeza, serão sucesso nas Olimpíadas de Londres 2012. O presidente da Odepa, D. Mario Vasquez Rama, salientou a importância da valorização dos atletas: “Precisamos nos unir pela valorização dos atletas e fortalecer os laços entre os países iniciantes”, afirmou.
A participação do Brasil foi das mais profícuas neste Pan. As 141 medalhas conquistadas—48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze—mostrou a evolução brasileira em competições internacionais e a certeza de que o caminho trilhado está correto. Decepção apenas no futebol masculino, com a seleção eliminada na primeira fase, ao contrário do time feminino, que chegou à final nos pênaltis.
Por outro lado, Hugo Hoyama, do alto de seus mais de 40 anos, deu um show de competência e habilidade; da mesma forma que Maurren Maggi, tricampeã no salto à distância. Outro que brilhou foi Diego Hypólito na ginástica artística, além de Solonei Rocha da Silva, o ex-catador de lixo de Penápolis (SP), campeão da maratona.
Essas individualidades fizeram a diferença brasileira no Pan de Guadalajara e o Brasil melhorou sua posição no quadro de medalhas com 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Veja no quadro abaixo a quantidade de medalhas por modalidade e os medalhistas brasileiros.
ATLETISMO:10
Adriana da Silva/ maratona feminino; Rosângela Santos/100 metros rasos feminino; Leandro Oliveira, 1.500 metros masculino; Maurren Maggi, salto em distância feminino; Lucimara Silvestre, heptatlo geral; Marílson dos Santos, 10 mil metros masculino; Ana Claudia Lemos, 200 metros rasos feminino; equipe feminina de revezamento 4 x 100 metros rasos; equipe masculina de revezamento 4 x 100 metros rasos.
NATAÇÃO: 10
Thiago Pereira, 400 metros medley masculino; Leonardo de Deus, 200 metros borboleta masculino; Bruno Fratus, Nicholas Santos, Cesar Cielo e Nicholas Oliveira- revezamento 4 x 100 metros livre masculino; Thiago Pereira, 100 metros costas masculino; Felipe França, 100 metros peito masculino; Cesar Cielo, 100 metros livre masculino; Thiago Pereira, 200 metrtos medley masculino; César Cielo, 50 metros livre masculino; Thiago Pereira, 200 metros costas masculino; Cesar Cielo, Guilherme Guido, Gabriel Mangabeira e Felipe França, revezamento 4 x 100 metros medley masculino.
TÊNIS DE MESA: 01
Hugo Hoyama, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi por equipe masculino.
JUDÔ: 06
Luciano Corrêa, até 100 quilos masculino; Leandro Guilheiro, até 81 quilos masculino); Tiago Camilo, até 90 quilos masculino; Leandro Cunha, até 66 quilos masculino); Bruno Mendonça, até 73 quilos masculino; Felipe Kitadai, até 60 quilos masculino.
GINÁSTICA ARTÍSTICA: 03
Francisco Barreto, Petrix Barbosa, Péricles da Silva, Diego Hypólito, Artur Zanetti e Sergio Sasaki, equipes masculino; Diego Hypólito, solo masculino; Diego Hypólito, salto masculino.
LEVANTAMENTO DE PESO: 01
Fernando Reis, acima de 105 quilos masculino.
VELA: 05
Maurício Santa Cruz, Guilherme de Almeida Hamelmann, Alexandre Saldanha e Daniel Rabha Nunes Santiag, J24; Patrícia Freitas, RS:X feminino; Matheus Dellagnello/ Sunfish Alexandre do Amaral e Gabriel Borges, snipe; Ricardo Winick (Bimba), RS:X masculino.
GINÁSTICA RÍTMICA: 03
Dayane Amaral, Drielly Daltoe, Debora Falda, Luisa Matsuo, Bianca Mendonça e Eliane Sampaio, conjunto geral com três fitas e dois arcos feminino; Débora Falda, Bianca Maia, Luisa Matsuo, Eliane Sampaio e Drielly Daltoe, conjunto geral de bolas feminino; Dayane Amaral, Drielly Daltoe, Debora Falda, Luisa Matsuo, Bianca Maia Mendonça e Eliane Sampaio, conjunto geral feminino.
KARATÊ: 01 Ouro
Lucélia Ribeiro, entre 61 e 68 quilos feminino.
VÔLEI: 02
Equipe feminina de vôlei e equipe masculina.
VÔLEI DE PRAIA: 02
Juliana e Larissa (feminino); Alison/Emanuel (masculino).
TIRO ESPORTIVO: 01
Ana Luiza Ferrão, pistola 25 mm feminino.
PATINAÇÃO: 01
Marcel Stürmer, artística masculina.
HANDEBOL: 01
Equipe feminina.
TRIATLO: 01
Reinaldo Colucci, masculino.
MARATONA: 01
Solonei Rocha da Silva
POSIÇÃO FINAL
PAÍS OURO PRATA BRONZE TOTAL
EUA 92 79 67 236
CUBA 58 35 43 136
BRASIL 48 35 58 141
Deixe o seu comentário