A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo será realizada no dia 5 de novembro, sábado, das 8h30 às 14h, no auditório do Centro Administrativo César Guinle, Av. Alberto Braune 224, 3º andar, Centro. O evento, organizado e promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), presidido pelo Secretário de Educação Marcelo Verly, terá como tema central “Mobilizando, implementando e monitorando a Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes nos estados, no Distrito Federal e nos municípios”, proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
De acordo com o artigo segundo do regimento interno, serão participantes da Conferência, integrantes dos conselhos municipais; tutelares; e setoriais (de educação, de saúde e de assistência social); integrantes de universidades; Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; adolescentes; Ministério Público; Poder Judiciário; delegacia de polícia; parlamentares estaduais e municipais; segurança pública; e convidados. Ainda conforme o regimento poderá credenciar-se como membro participante da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo, adolescentes, conselheiros do CMDCA-NF, titulares e suplentes, conselheiros tutelares e representantes de entidades que prestam trabalho voltado para a criança e o adolescente e público geral.
O credenciamento terá início às 8h30, e às 9h será a abertura do evento, que contará com a presença do prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Neto. A partir de então, a conferência terá andamento com a palestra magna: “Novos Caminhos: Garantindo Direitos Humanos da Criança e do Adolescente”, ministrada pelo presidente do CMDCA-NF, Marcelo Verly. A leitura do regimento interno está prevista para as 9h45.
Os eixos que nortearão o debate são os seguintes: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças Adolescentes. Os palestrantes serão a promotora de Justiça Simone Gomes de Souza e o vereador e professor Edson Flávio Coelho. Às 12h, está programado um intervalo, mas, a programação das atividades retorna às 12h30, com apresentação da síntese dos grupos. O início da votação das propostas será às 13h, e a indicação e eleição dos delegados às 13h30.
Deixe o seu comentário