Texto e fotos: Geraldo Carvalho
No município de Trajano de Moraes, devido ao bom trabalho que a psicóloga Suzane Ferreira desenvolve com o projeto antitabagista, 35 cidadãos hoje estão sendo incentivados a para de fazer uso do cigarro, dentro de uma proposta desenvolvida pela Secretaria de Saúde. Agora, devido à grande procura, a profissional vai passar a atender também nos distritos. Já tem até fila de espera, já que trajanenses estão ansiosos aguardando os benefícios chegarem para mudar de vida e largar o vício. Segundo ela, o tratamento se realiza da seguinte forma: tudo se inicia com a vontade própria da pessoa em parar de fumar. Depois procura a ajuda na Saúde e dali começa todo o processo de colher informações, autoajuda e até distribuição de medicamentos que muito auxilia no desejo de parar com um grande mal, já provado cientificamente.
Em Trajano de Moraes, todas as quartas feiras, Dra. Suzane atende na secretaria, onde reúne cerca de 35 pacientes, todos agendados, que recebem orientações, incentivos e medicamentos. E para a surpresa da médica, hoje todos que iniciaram os tratamentos estão felizes e agradecem tal benefício implantado pelo prefeito Carlinhos Gomes no município de Trajano de Moraes. “É muito bom trabalhar num município em que os seus gestores têm preocupação com seus moradores e ressalto que me procuram aqui para parar de fumar homens e mulheres de toda a região, pois este projeto dá certo e poucos municípios apresentam este benefício para seus moradores”, disse Suzane Ferreira, feliz em ver que seus pacientes que iniciaram o projeto há quase dois meses estão felizes e com nova vida, já que em só parar de fumar, em 24 horas já respiram melhor e a circulação do sangue tem uma melhora considerável.
Para nossa reportagem a psicóloga disse que todo tipo de cigarro faz mal, que as indústrias de tabagismo agora querem atrair os jovens com cigarros de aroma, que isto é uma armadilha perigosa, onde sabores atraentes mascaram o gosto amargo do cigarro, que não fumar melhora a beleza e autoestima das pessoas, que as pessoas que fumam têm envelhecimento precoce de pele, que também o risco de doenças do aparelho circulatório chega a ser 10 vezes maior em mulheres jovens que usam anticoncepcionais orais e fumam, além de outros tantos malefícios que o cigarro apresenta. “O conselho que dou a todos é que fiquem longe do cigarro, mas se quiser para com ele, podem me procurar, que estou à disposição sempre às quartas-feiras na Secretaria de Saúde de Trajano de Moraes”, encerrou a atuante psicóloga, ansiosa em começar a atender a partir de breve nos distritos de Trajano de Moraes.
Deixe o seu comentário