Conforme já amplamente divulgado em matérias de A VOZ DA SERRA, o número de animais abandonados em Nova Friburgo cresceu significativamente após a catástrofe climática ocorrida em janeiro. Por conta disso, várias ações têm sido promovidas na cidade para incentivar a adoção dos bichinhos que estão sem lar. Um dos destaques é a Feira de Adoção de Animais do Projeto Amicão&Amicat, que chega à quinta edição no próximo sábado, 29, e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Com o slogan “Adotar e cuidar são gestos de amor”, a feira acontece das 10h às 16h, na Oficina-Escola de Artes, e é uma boa opção para quem está em busca de um bichinho de estimação. Cerca de 80 cães e gatos, adultos e filhotes, estarão disponíveis para adoção. São animais que foram encontrados abandonados nas ruas ou perderam seus donos na tragédia e que necessitam de um novo lar. Todos estão bem cuidados e com o calendário de vacinas em dia, aptos para serem adotados.
A exemplo das edições anteriores, a feira promete atrair muita gente, especialmente as crianças e os apaixonados por animais. A organização está a cargo de Celina Muller, coordenadora do projeto Amicão&Amicat, criado em março para amparar os animais vítimas da tragédia. “Nossa meta é encaminhar esses animais e buscar novos donos para eles”, destaca ela que está confiante no sucesso de mais uma edição da feira.
Vale destacar que, além de buscar um lar para os animais que sobreviveram à maior catástrofe natural do país, a iniciativa estimula a adoção de cães e gatos em substituição à compra, hábito ainda comum entre quem quer um animal de estimação. Também é uma forma de contribuir para reduzir a venda indiscriminada de bichinhos por pessoas sem compromisso com o bem-estar animal.
Ter um bicho de estimação requer uma série de cuidados
Quem quer adotar um bichinho e ser um proprietário responsável precisa estar atento a uma série de detalhes e seguir as seguintes recomendações: alimentar adequadamente o animal; manter água fresca e limpa todo dia; cuidar da saúde do animal mantendo a vacinação e vermifugação em dia.
Os proprietários também precisam estar cientes que cães e gatos não devem ter livre acesso à rua e que, ao sair com o animal, devem mantê-lo sob controle, utilizando coleira e guia. É fundamental que o animal de estimação tenha sempre na coleira uma placa ou medalha de identificação, constando o nome e o telefone do proprietário.
O mais importante para quem quer ter um animal de estimação é dar carinho, afeto e atenção e não tratá-lo como se fosse um brinquedo. Na hora de adotar um animalzinho deve-se lembrar que cães e gatos vivem em média 15 anos e é preciso ter disponibilidade para cuidá-los ao longo desse tempo.
Deixe o seu comentário