Juliana Scarini
Na tarde do dia 24 foi lançado no Reserva Mury o 5º Festival de Truta, que acontecerá entre os dias 4 e 27 de novembro. Participarão do evento os melhores restaurantes de Mury e São Pedro da Serra. Promovido pela APL da Serra e Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, o festival promete movimentar a economia e o turismo na cidade.
A novidade este ano é que pela primeira vez a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) apoia com recursos o evento na cidade. O governo do estado foi representado por Felipe Peixoto, secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca que, a pedido do governador Sérgio Cabral. “O governo esteve presente de forma intensa na cidade na época da tragédia e é a hora de virar essa página e ampliar a divulgação, mostrando que Friburgo está pronta para receber os turistas”, afirmou o secretário.
O município é considerado um dos maiores produtores de truta do Estado. São abatidas 12 toneladas todo mês e, na época do festival, esta produção pode aumentar até em 60%. O trutário Araribá—localizado em Macaé de Cima e segundo maior do Estado—é o responsável pelo fornecimento do peixe para todos os restaurantes participantes do festival. Para seu proprietário, Evandro Pinto, a expectativa para esse ano “é a melhor possível, já que esse é o maior evento gastronômico da cidade e esperamos que o movimento nos restaurantes aumente em 30% em relação ao ano passado”, destacou.
Nesta edição também se comemoram 50 anos da truta em Nova Friburgo e mais uma vez a cerveja oficial do evento é a Bräun & Bräun. Jorge Bräuninger, empresário, falou que a expectativa para esta edição é muito boa, “sobretudo com respeito a passar a informação de que Friburgo está viva e voltando a fazer coisas diferentes”, lembrou, dizendo que esta é a hora da cidade estar presente na mídia de forma positiva.
Vários representantes de diferentes setores da cidade estiveram presentes ao evento, entre eles o secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, que revelou a satisfação e o orgulho de participar desta 5ª edição. Para ele, os organizadores do festival fazem as coisas acontecerem independentemente do poder público e fez questão de destacar que a saída para Nova Friburgo “é vencer ou vencer, não tem outra alternativa para a cidade hoje”.
Restaurantes participantes do festival
Mury:
- Bräun & Bräun
- Don Quixote
- Empório do Dengo
- Le Bon Bec
- Miditerrâneo
- Too Much
- Truta & Boa Cia.
- Viva Rô
São Pedro da Serra:
- Dê Gastronomia Francesa e Baiana
- Espaço Bistrô
- Paiol Restaurante e Café
- Rosa dos Ventos
- Zuhause Bistrô Café e Restaurante
Restaurantes convidados:
- Bistrô Suíço
- Crescente Gastronomia
Hospedagem:
- Refúgio dos Falcões
Deixe o seu comentário